Desde 2019 a Conmebol mudou o modelo das finais da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. Dessa forma, a final que era realizada em jogos de ida e volta passou a ser em jogo único em campo neutro.
As finais em jogo único tiveram muitos fatores negativos que acabam ultrapassando os positivos. Onde, em todas as decisões ocorreram diversos problemas em vários setores.
Fatores negativos:
Talvez o maior erro da Conmebol foi copiar o modelo da UEFA e não levar em conta os dois continentes. Pois, A opção pela final única ainda merece seus muitos questionamentos, sobretudo por aquilo que é característica dentro dos estádios da América do Sul e pelos problemas infraestruturais na jornada, que criam preços exorbitantes.
Além disso, a maior parte das cidades da sulamericanas não tem uma rede hoteleira boa e que pode receber os torcedores. Analogamente, com a logística para chegar nas cidades. Ao passo que, a final da Libertadores desse ano em Guayaquil.
Onde, os hotéis tem menos vagas que o estádio disponibiliza para os torcedores de ambos os times. Então, mesmo faltando um mês para a final da Libertadores, Atleticanos e Flamenguistas ainda estão tendo muitas dificuldades para conseguir um lugar para ficar.
Analogamente, os torcedores do São Paulo que foram para Córdoba também enfrentaram dificuldades para chegar e se hospedar na cidade.
Sendo assim, os valores dos ingressos e para chegar na cidade. Também, afastam muitos torcedores que acompanham toda a trajetória da equipe e ficam de fora no momento mais esperado e tão sonhado, acaba se tornando um pesadelo.
Ademais, as arquibancadas acabam tendo mais pessoas que foram enviadas pelas marcas que patrocinam o evento e celebridades. Assim, os torcedores das equipes ficam apenas atrás dos gols, tornando os ingressos ainda mais escassos.
Além disso, temos estádios mais frios e sem as tradicionais festas que vemos nas arquibancadas no jogos da Libertadores e Sul-Americana para apoiar as equipes. Onde, em finais de ida-volta era algo extremamente esperado.
Fatos positivos:
Em contrapartida, a final em jogo único nas três edições que ocorreu, gerou jogos de extrema emoção e com excelentes história. Foi um sucesso de audiência e ajudou a venda do produto para países fora da América do Sul.
Com isso, tornou a final um produto mais comercial e atrativo para as marcas.
Fato é que para quem vê o futebol com romantismo as finais sulamericanas em jogo único e campo neutro tem pouco a acrescentar.