No Campeonato Uruguaio, o Peñarol conquistou seu 51° título do Campeonato Uruguaio.
Na noite da última terça-feira, o Peñarol soltou o grito de campeão nacional. Nos pênaltis, o Carbonero bateu o Plaza Colônia e faturou a taça do Uruguaio. O Campeonato Uruguaio foi decidido entre o campeão do Torneio Apertura ( Plaza Colônia) e o campeão do Torneio Clausura (Peñarol) e a partida foi disputada em jogo único. No tempo normal, houve o empate em 1 X 1, nos pênaltis a equipe Carbonera vencer por 8 X 7.
No Campeonato Chileno, numa arrancada fantástica nas últimas seis rodadas, o Universidad Católica conquistou o título de campeão em cima do Colo-Colo, que liderava a competição. Após o derby onde o Colo-Colo venceu a partida por 2 X 1, a equipe do Universidad somou seis vitórias e contando com três tropeços do Colo-Colo nas últimas rodadas, um empate e duas derrotas, se sagrou Campeão Chileno de 2021, sendo essa a sua 16° conquista.
No Campeonato Argentino deu a lógica, o River Plate se sagrou campeão com folga e mostrou a hegemonia do técnico Marcelo Gallardo no país. Embora tenha nos últimos anos conquistado os títulos sul-americanos mais importantes e estar sempre nas finais das principais competições, ainda faltava para o treinador o título nacional. Implantando uma renovação do elenco que foi derrotado pelo Flamengo em 2019, Gallardo mostrou mais uma vez que futebol para se obter conquistas é preciso se preocupar com o planejamento e principalmente dar tempo ao técnico para poder trabalhar.
Aqui agradeço a oportunidade de trazer a vocês um resumo dos principais campeonatos da América do Sul e no próximo ano estaremos novamente com as notícias, para estarmos antenados sobre os nossos rivais sul-americanos.