Já se passaram 12 anos desde o dia 05 de maio de 2010, data do último confronto pela Libertadores entre os dois gigantes do futebol brasileiro. Clima de revanche? Talvez sim!
Naquele confronto o Flamengo eliminou o Corinthians nas oitavas de finais da competição, vitória por 1 a 0 para o rubro negro (gol de Adriano de pênalti). Em um primeiro jogo de chuvas intensas no Maracanã.
No segundo jogo, com os corintianos e o seu “bando de loucos cantando até ficar roucos”, o Corinthians massacra o Flamengo logo no início da primeira etapa com 2 a 0 (gols de David “contra” e Ronaldo).
Mas, no início da segunda etapa, Vágner Love faz o gol fora, o da classificação rubro negra para a frustração da Fiel que sonhava em conquistar a América pela primeira vez no ano do seu centenário.
O momento é outro. São duas fortes, experientes e competitivas equipes. O Corinthians com o seu pragmatismo que chegou às quartas de finais após uma classificação histórica contra o Boca Juniors na La Bombonera nos pênaltis e que consegue manter o ritmo no brasileirão perseguindo o rival Palmeiras na briga pela liderança na principal competição nacional, apesar de um futebol considerado por muitos críticos bem questionável.
Do outro lado nós temos um Flamengo fortalecido, que joga empolgado, propondo sempre o jogo ofensivo. Com uma excelente média de gols nos últimos jogos e um elenco acostumado com decisões como foram nos últimos 3 anos.
Vai ser um duelo muito interessante entre o português Vitor Pereira e Dorival Jr. Mostrando cada um o seu peso e as diferentes armas para ver quem leva a melhor no primeiro duelo no clássico.
O que veremos em Itaquera
Em Itaquera nós veremos um Corinthians x Flamengo apresentando um “pacote completo”. Esperamos um duelo marcante. Veteranos, juventude, estratégia, equilíbrio, marcação, ofensividade, rivalidade e três conquistas da Liberta (Flamengo: 1981 e 2019, Corinthians: 2012). Em campo entre as duas maiores torcidas do país.
O Brasil merece e o jogo promete ser uma bela disputa entre uma torcida corintiana que vai “estourar” os seus pulmões nas arquibancadas contra os rubro negros. Que notadamente estão empolgados com a atual fase do time, que está embalado a cada jogo aumentando a sua confiança, confirmando ser um forte candidato terceiro triunfo da Glória Eterna.
Escrito por: Thunai Melo, professor de História e Jornalista. Amante do futebol de botão, da literatura futebolística e escreve para o Jornal Dia e Noite da Bola, Canal Bola Viva e para o Jornal Daki.