AS ESTRÉIAS BRASILEIRAS EM BUSCA DA GLÓRIA ETERNA

Começou a disputa pela mais importante taça do futebol sulamericano. Na primeira rodada da Libertadores não faltou emoção aos times brasileiros: teve altitude, golaços, viradas, arbitragens polêmicas, expulsões e algumas decepções.

Os primeiros a irem a campo foram o Internacional e o Santos, na terça feira. Ambos sofreram duros revezes.

Jogando na altitude de La Paz, os gaúchos foram dominados pelo Always Read e perderam por 2×0. A equipe de Miguel Angel Ramirez vai precisar se reabilitar diante do Deportivo Táchira, no Beira Rio, para não se complicar num grupo teoricamente fraco.

Já o Peixe teve o pior desempenho entre os clubes brasileiros. Mesmo jogando na Vila Belmiro, foi dominado pelo Barcelona de Guayaquil. O time equatoriano fez uma partida muito correta e fez um 2×0 categórico. A atuação santista foi tão ruim que em 90 minutos não conseguiram acertar o alvo adversário. Os comandados de Ariel Holan, que já sofre pressão no cargo, terão que pontuar diante do Boca Juniors, em La Bombonera.
Na mesma noite, São Paulo e Flamengo também estrearam. E foram muito bem.

O tricolor do Morumbi não deu chances ao Sporting Cristal. E mesmo jogando em Lima, saiu com uma bela e convincente vitória por 3×0 com gols do volante Luan (o primeiro dele na carreira) Benitez e Éder. Confirmando o animador início de trabalho de Hernan Crespo.

Já em Buenos Aires, um dos jogos mais esperados da rodada confirmou as expectativas. Vélez e Flamengo fizeram um jogo bastante movimentado. Mas nem os 2 gols de Janson foram capaz de parar o rubro negro carioca. Mesmo estando na maior parte do tempo atrás do placar, o Flamengo com gols de Arão, Gabigol e Arrascaeta (esse um golaço) conseguiu uma virada sensacional já na parte final do jogo. Na próxima terça feira, o Mengão enfrenta o Union La Calera do Chile no Maracanã.

Na quarta feira, Atlético Mineiro e Palmeiras estrearam.

Jogando na Venezuela, o time mineiro apenas empatou com o frágil La Guaira. O Galo ainda encontra dificuldades para melhorar o desempenho que se espera de uma equipe com o elenco fortíssimo que tem. Zaracho marcou o gol de empate e livrou os companheiros de um vexame maior. As 60 bolas cruzadas pelo Atlético foram o retrato da má atuação. Na próxima rodada, o time enfrenta o Cerro Portenho, no Mineirão, em busca da primeira vitória na competição.

Já o Palmeiras transformou uma vitória que parecia simples em drama. Jogando em Lima contra o Universitário, parecia que o Alviverde não teria maiores problemas pra superar seu adversário. Danilo e Raphael Veiga colocaram 2 gols de vantagem, porém em 5 minutos de desatenção no segundo tempo, os peruanos empatara. Empereur foi expulso e logo em seguida Gutierrez fez 2 gols, deixando tudo igual no placar. Quando tudo parecia se encaminhar para um empate frustrante, Renan, zagueiro que veio do banco pra suprir a ausência do companheiro expulso, fez o gol salvador aos 95 minutos. O Porco volta a campo na próxima semana pra encarar o Independiente Del Valle, na Allianz Arena.

Na quinta feira, coube ao Fluminense fechar entre os brasileiros a primeira rodada da Liberta.

O tão esperado jogo contra o River foi pegado até o fim. E mesmo diante do favoritismo adversário, o tricolor não se intimidou e foi até superior na peleja do Maracanã. Os argentinos saíram na frente do placar no primeiro tempo com Montiel, cobrando pênalti bobo cometido por Marcos Felipe. O Flu tomou as ações do jogo depois disso e conseguiu o empate no segundo tempo após um contra ataque de almanaque puxado por Fred e Cazares. O equatoriano deixou o artilheiro na boa pra marcar. Um 1×1 justo por conta do equilíbrio da partida. O time das Laranjeiras agora vai até a Colômbia enfrentar o Santa Fé.

Por : Rodrigo Ramalho.