Em 2011, a lei federal 12.519, instituiu o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, mas não transformou a data em feriado nacional.
Por isso, cabe a cada Estado e município decretar ou não feriado, em seu âmbito.
Nós do DNB, somos integrantes da esfera esportiva, porém vivemos em uma sociedade que tem muitas mazelas, inclusive raciais. Então, essa é uma forma de lembrar alguns jogadores negros de destaque ao longo do tempo.
Pelé, o rei do futebol
Em primeiro lugar não poderíamos deixar de lembrar do rei. Considerado o maior jogador de todos os tempos, Pelé é um ícone do futebol brasileiro e mundial.
Ao longo de sua carreira, fez mais de mil gols e conquistou três Copas do Mundo, em 1958, 1962, 1970.
Eusébio
Nesse ínterim, temos Eusébio. O lendário atacante Português, nascido em Moçambique, foi uma das maiores estrelas do futebol, tendo feito nada mais que 733 gols na carreira.
Somente pelo Benfica, foi as redes em 473 vezes, escrevendo assim seu nome da história e se tornando uma lenda do futebol mundial.
George Weah
O Liberiano George Weah foi eleito o melhor jogador do mundo em 1995, jogando pela equipe Italiana do Milan.
Portanto, não só foi considerado apenas um dos maiores talentos africanos do futebol, mas também o primeiro jogador Africano a ganhar o premio da Fifa.
Atualmente, George Weah é o atual presidente da Libéria, seu país natal.
Samuel Eto’o
Seguindo as homenagens do dia da Consciência Negra, vamos relembrar do atacante Camaronês Samuel Eto’o.
Além de ser o maior goleador da seleção de seu país com 56 gols, a frente até da lenda Roger Milla. O jogador de Camarões brilhou em clubes como Barcelona, Inter de Milão e Chelsea.
Didier Drogba
Acima de tudo temos um outro atacante do continente Africano, mas de uma seleção rival, a Costa do Marfim.
Drogba, que também e o maior goleador da seleção de seu país, tendo feito 65 gols com a camisa laranja.
O marfinense teve uma carreira de sucesso em clubes como Olympique de Marselha, Chelsea e Galatasaray.
Yaya Touré
Outro jogador meio-campista marfinense também teve uma carreira de sucesso em clubes como Barcelona e Manchester City, sendo considerado um dos melhores jogadores africanos da posição e da sua geração.
Estes são apenas alguns exemplos de jogadores negros que tiveram um impacto significativo no futebol mundial e merecem ser lembrados no Dia da Consciência Negra.
Entretanto, temos muitos outros atletas negros que também contribuíram de maneira notável para o desenvolvimento e popularização do esporte.
Sabia que você pode ajudar o DNB a continuar com o trabalho e contribuir com o jornalismo esportivo independente. Colabore com valores a partir de R$ 5 através do financiamento coletivo apoia.se/diaenoitedabola ou com qualquer valor no Pix: diaenoitedabola@gmail.com