Torneio Initium de 1918: A grande vitória do São Cristóvão

Poucos ainda lembram que existiu o Torneio Initium ou (Início) e que já teve campeões fora dos quatro eixos principais.

Poucos ainda lembram que existiu o Torneio Initium ou (Início) e que já teve campeões fora dos quatro eixos principais. E hoje vamos ver o título do São Cristóvão.

Antes de entrar na história da competição, devemos entender o que era o Torneio Início, que era realizado em um único dia. Participavam todas as equipes que iriam jogar a divisão em questão.

O mais interessante é que não era apenas um torneio exclusivo da primeira divisão, o “Torneio Initium” era disputado também pelas divisões menores.

Vamos conhecer como foi o Torneio, os Campeões e a historia do São Cristovão que brilhantemente conquistou a taça em 1918.

O torneio Initium

O torneio Inicio foi criado pela Associação de Cronistas Desportivos( atual ACERJ), com o intuito de apresentar as equipes que vestiriam as camisas dos times durante o campeonato.

A Associação de Cronistas era formada por um representante de cada jornal de grande circulação da época. Entretanto, foi um torneio considerado muito importante .

Ele deixou de ser realizado apenas seis vezes entre 1916 a 1967, acontecendo uma edição especial em 1977, tendo o Botafogo como último campeão.

Esse campeonato tinha uma regra. Todos os jogos eram disputados no mesmo dia, partidas de 20 minutos cada e a partida final tendo 60 minutos. Era oferecido troféu de prata e medalha, mas apenas para o capitão, isso no começo do torneio.

Certamente, não apenas os times grandes ganhariam esse torneio. Eventualmente uma equipe considerada menor conseguia surpreender e ficar com o título. Vamos a Lista de Campeões:

Vasco da Gama: 10 títulos
Fluminense: 9 títulos (¹)
Botafogo: 8 títulos
Flamengo: 6 títulos
Bangu: 4 títulos
São Cristovão: 4 títulos
Madureira: 2 títulos
América: 1 título
Andaray: 1 título
Canto do Rio: 1 título
Carioca: 1 título
Mackenzie: 1 título
Modesto: 1 título
Olaria: 1 título
Palmeiras: 1 título
Deodoro: 1 título
Campo Grande: 1 título

Além disso, o desempate era resolvido de duas formas diferentes, dependendo do ano da disputa: ou pelo número de escanteios ou por disputa de pênaltis (contudo, nesse caso, havia três rodadas de pênaltis por equipe até a definição do vencedor. E todos os pênaltis deveriam ser batidos pelo mesmo jogador).

Os times que jogaram em 1918

São Cristovão: Cardoso; Reynaldo e Rubens; R.Vinhares, Cantuária e Martins; Queiroz, Dornellas, Apparício, Luiz Vinhares e Heitor.

América: Àlvaro; Paranhos e Paulinho; Pedro, Witter e P.Ramos; Vianna, Pires, Gabriel, Arlindo e Nelson.

Andarahy: Othon;De Maria e Monteiro;Badú,Josina e Rosine;Anaceto, Gilaberto,Waldemar,Chiquinho e Décio.

Fluminense: Marcos; Vidal e Netro; Lais, Oswaldo e Fortes; Mano, Zézé, Welfare, Celso e Manchado.

Flamengo: Hydames; Pindaro e Nery; Japonez, Sissoa e Galo; Carregal, Sifney, Gustavo, Calvert e Costa.

Botafogo: Cazuza; Americano e Osny; Jones, Police e Pina; Toledo, Vadinho, Zé Macaco , Menezes e Leo

Villa Isabel: Guaranys; Plínioe Jobel; Amaral, Olívio e Tavares; Júlio, Brandão, Trompowsky, Cecy e Othon

Bangu: Mattos; Leitão e Pereira; Luiz Antônio, Patrick e Claudionor; Frederico, Avelino, Juca, Feliciano e Antenor.

Como foi o torneio: Jogos e premiações

Antes da bola rolar, o pré-torneio é algo bem interessante para analisar. Primeiramente, é importante salientar que apenas o primeiro e o segundo lugar levavam uma premiação. Isto é, 2 taças de prata que ficaram expostas na Joalheria Oscar Machado, na Rua do Ouvidor, e o Capitão do time vencedor ganhava uma medalha, dado pela revista “Vida Sportiva”.

Esse ano o torneio foi disputado no Caio Martins e os jornais apontavam como favoritos Botafogo, América e São Cristóvão.

Foram usadas dois tipos de bolas, aliás, ambas doadas por empresas famosas:

  • A bola da final era a “Willian Shilock , oferecida pela Casa Stamp , que ficava na Rua Uruguaiana número 9
  • A bola do jogos eliminatórios foi doada pela fábrica A Moderna, localizada na rua General Câmara, que pertencia a firma Lomba & Veiga.

A Associação já desejava que o esporte se tornasse popular, apesar da resistência de alguns, então providenciaram os ingressos a preços abaixo do praticado na época : 2$000 arquibancadas e 1$000 Gerais.

A fim de tornar a venda mais fácil, uma lista de lugares foi posto para comercializar os ingressos:

  • CASA STAMP – URUGUAIANA 9
  • CASA SPORTMAN – RUA OURIVES 27
  • CASA GRÃO TURCO – OUVIDOR 64
  • CASAS OSCAR MACHADO 109
  • CONFEITARIA FRANCEZA – LARGO DO MACHADO.

O Palco estava armado, os times compareceram aquele 31 de março para disputar esse belíssimo torneio initium. As arquibancadas lotadas assistiram jogos emocionantes em pouco tempo, e foi um festival de futebol.

Esse torneio seria o o último de um jogador : Na final, o jogador do São Cristovão, Sylvio Fontes não entrou em campo devido a uma lesão. Em seu lugar entrou João Cantuária, Infelizmente Sylvio morreria em Outubro do mesmo ano, vítima de Febre Amarela, mal consegui disputar o Carioca.

A campanha do São Cristovão foi uma premonição do que aconteceria mais para frente. No Carioca do mesmo ano, terminaria em terceiro lugar e oito anos depois seria campeão carioca.

Jogos

  • BOTAFOGO 1XO MANGUEIRA
  • FLUMINENSE 3X1 BANGU
  • SÃO CRISTOVÃO 1X0 VILLA ISABEL
  • ANDARHY 0X0 AMÉRICA
  • FLAMENGO 1X0 CARIOCA
  • FLUMINENSE 1X0 BOTAFOGO
  • SÃO CRISTOVÃO 1X0 ANDARAHY
  • FLUMINENSE 1X0 FLAMENGO
torneio initium
Revista da Semana em 1918

FINAL: SÃO CRISTOVÃO 2X0 FLUMINENSE