O primeiro programa de sócio torcedor do Brasil

O Internacional de Porto Alegre foi o primeiro clube a implementar com sucesso, o programa de sócio torcedor no país.

Programas de sócio torcedor no Brasil chegaram para ficar e já ajudou e ainda ajuda muito as finanças dos clubes. O programa aqui no país apesar da adesão de muitas agremiações, ainda é muito confuso e também muito caro.

Um dos primeiros clubes no Brasil a ter o programa de sócios torcedores foi o Internacional de Porto Alegre, que no auge do programa teve mais de 100 mil associados adimplentes.

Entretanto, foi no inicio dos anos 2000 que o Inter realizou pesquisas minuciosas através do seu setor de marketing, e assim decidiu implementar mudanças a respeito do programa.

No período o clube tinha menos de 6.000 mil sócios em seu quadro. Embora o clube já tivesse números muito superiores no passado. Todavia a falta de títulos no futebol, de bons jogadores e times competitivos fez o numero de adeptos diminuir.

O Internacional teve que fazer mudanças estruturais em todos os quesitos, inclusive fora das quatro linhas. Até a reforma do estádio Beira Rio entrou em questão, e o clube observou que teria que investir nas categorias de base.

Exemplo que veio da Europa

Um clube da Europa foi modelo da transformação que o Internacional estaria por passar. O Benfica, de Portugal, que na época era o detentor do maior sócio torcedor do mundo, com mais de 100 mil adeptos e com um quadro fiel.

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Torcida do Benfica no Estádio da Luz, em Lisboa

Alguns modelos de programas foram testados pelo clube gaúcho. Um trunfo que o Internacional tinha a seu favor era possuir um estádio próprio, e o clube fez isso como base para o seu programa de fidelizar seus torcedores, usando o acesso ao Beira Rio como forma de atrair o sócio torcedor.

Conceito Inovador

O conceito de criar um ticket de temporada foi um modelo inovador no Brasil, tendo como principal atrativo o valor da mensalidade. Assim, com R$ 25 mensais, o sócio tinha o direito de ir a todos os jogos do clube como mandante em seu estádio.

Todavia, com foco em pesquisas com o público que frequentavam o estádio, o clube observou que os torcedores gostariam de viver o dia a dia do Colorado com experiências.

Com isso, foram criados vários modelos de vivencias com o seu torcedor, permitindo a visitações no centro de treinamento. Além disso, um canal de comunicação com a presidência foi desenvolvido e isso realmente uma proximidade com a sua torcida.

Os sortudos eram agraciados pelo programa através de sorteios mensais com 25 torcedores por mês, essa ação do Internacional foi revolucionaria no futebol brasileiro.

Outras experiências que foram bem interessantes no inicio do ST, foi a experiência de o torcedor levar uma camisa antiga do clube, e ganhar uma camisa nova do time, condicionado ao  torcedor levar uma cesta de alimentos.

Outro fato a ser lembrado foi que o clube deu a possibilidade de o seu sócio torcedor ter direito a votar para presidente do clube, tornando a torcida presença ativa na política do clube.

Causa x Efeito do programa Sócio Torcedor

No ano de 2005, o programa deu um “boom” com a ótima campanha do time no ano. Entretanto, o apogeu foi no ano de 2006, quando o time dirigido na época pelo técnico Abel Braga, foi campeão da Libertadores da América. Logo em seguida conquistou também o Mundial de Clubes contra o todo poderoso Barcelona de Ronaldinho Gaúcho.

O Internacional que teve como um dos destaques da campanha o atacante Fernandão (in memoriam).

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Internacional Campeão do Mundo em 2006 / foto: divulgação Inter

Em 2006 o foco do clube mudou, pois o Inter conseguiu o resgate e respeito do seu torcedor. Fez o que não fazia a um bom tempo, figurar entre os grandes do país e na verdade foi além das expectativas.

Porém no ano de 2009, centenário do clube, o marketing criou uma meta ousada com a campanha “ 100 anos 100 mil sócios “. Criou comercias em varias mídias para ter um alcance de nível nacional e a meta foi alcançada. Pois atingiu torcedores colorados de todas as partes do Brasil.

E deu muito certo a campanha, pois o clube se tornou o clube a ter o maior ST da América do Sul. Passando na ocasião o River Plate, que tinha até então 85 mil sócios.

O Sócio Torcedor atualmente

Atualmente, temos vários clubes com programas de sócio torcedor, como uma ou a sua maior fonte de renda. E o pioneirismo do Internacional ajudou muitos clubes a seguirem o modelo de gestão.

Entretanto, com todos os avanços do Programa, o Sócio Torcedor do Brasil ainda estão longe de se igualar aos clubes Europeus. Por exemplo, o Bayern de Munique com mais de 300 mil sócios torcedores e que está no topo do mundo. Apenas um clube latino figura entre os cinco primeiros com maiores ST no planeta, e esse clube não é do Brasil e sim de um país vizinho.

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