Durante a primeira janela de transferências, o Botafogo teve como objetivo montar as bases de um time minimamente qualificado para o início do Campeonato Brasileiro de 2022. Assim, as apostas foram feitas em jovens jogadores com potencial de entregar qualidade técnica e possível retorno financeiro futuro.
Entretanto, o desempenho da equipe aquém do esperado, em conjunto com as sucessivas lesões no plantel, deixou claro para o departamento de futebol alvinegro a necessidade de encorpar o elenco com jogadores mais experientes e que possam chegar para assumir a titularidade imediatamente.
Para se ter uma ideia do tamanho do desafio, de acordo com levantamento realizado pelo “Jornal “Extra”, O Botafogo teve 89 desfalques nos 11 jogos passados, o que dá uma média superior a 8 por partida, sendo 78 ausências por lesões e 11 por suspensões.
Desse modo, ficou visível para a diretoria a escassez de peças disponíveis atualmente para que o treinador Luís Castro possa dar um padrão tático ao time e colocar em prática o projeto do “Botafogo Way”.
Isto é, uma equipe ofensiva que propõe o jogo, que com suas linhas altas inicia a recuperação de bola já na intermediária adversária e que apresenta um futebol tecnicamente atraente.
MARÇAL É APRESENTADO OFICIALMENTE NO BOTAFOGO
Sobre as buscas por reforços para a segunda janela de transferência, o diretor de futebol André Mazzuco evitou fixar número de reforços pretendidos. No entanto, ele vem preferindo abordar a urgência em encontrar um equilíbrio dentro do Campeonato Brasileiro e da qualificação do elenco com a chegada de novas peças, aumentando assim o nível de competitividade da equipe.
O primeiro reforço apresentado para a segunda janela da temporada foi o lateral-esquerdo Fernando Marçal, de 33 anos. Cria das categorias de base do Grêmio e com carreira solidificada na Europa, o jogador estava livre no mercado após decidir pela não renovação com o Wolverhampton da Inglaterra, clube o qual defendeu nas duas temporadas passadas da Premier League.
O contrato do atleta com o Botafogo será até o fim de 2024, podendo ser prorrogado.
Marçal, que já vinha treinando com o elenco a espera da abertura da janela de transferências, não escondeu a sua ansiedade para entrar logo em campo, o que pode acontecer já nesta semana.
O atleta externou grande otimismo com o processo em curso vivido pelo clube e destacou que pesou na sua escolha por General Severiano a importância histórica do Botafogo, “um clube grande, mundialmente conhecido, ao qual alguém dificilmente diz não”.
Você pode gostar de Ler: BOTAFOGO INICIA PLANEJAMENTO DO ELENCO PARA A TEMPORADA DE 2023