O maior feito do Serrano: Vencer o todo poderoso Flamengo

"NUNCA MAIS O FLAMENGO JOGA NESSE GALINHEIRO". Nesse dia o rubro negro carioca conheceu Anapolina, Acácio e a forma do Leão de Petrópolis.

O que uma vitória significa para um time pequeno? O que significa derrotar um dos maiores times que já pisaram em gramados brasileiros e mundiais? O feito do Serrano jamais poderá ser esquecido.

Não foi apenas uma vitória simples, foi a eliminação do Campeonato Carioca, tirando a chance do Flamengo conquistar o Tetra Campeonato. Nesse dia o Flamengo conheceu a zebra, aliás, o Leão da Serra e o Muro que mais tarde seria campeão pelo Vasco, o grande goleiro Acácio.

serrano
Time do Serrano em 1989. / Foto: divulgação

O campeonato e os heróis

O Campeonato Carioca de 1980 começou ruim para o Serrano, mas terminou de forma espetacular. O primeiro turno foi muito irregular, terminando apenas em oitavo lugar da classificação geral com a seguinte campanha: 4 vitorias, 3 empates e 6 derrotas, oscilando entre partidas boas e ruins.

O time era considerada bom, um dos mais fortes entre os pequenos. Uma boa defesa que contava com um goleiro acima da média, excelente meio de campo e bom ataque.

Mas isso não foi o suficiente para fazer o Serrano voar no primeiro turno. No entanto, as mudanças aconteceram para que houvesse um melhoramento do time. A primeira delas foi a do técnico, saindo o Barreto e entrando o Quintanilha. Com isso, o time subiu tanto de produção que o Serrano chegou a ser vice líder, mas terminou o segundo turno em quinto lugar.

O herói do jogo, Anapolina só passou a jogar devido a negociação do Bernardo, que foi para a Europa, vendido por 3 milhões. Com isso, ele saiu da reserva e de imediato assumiu a titularidade.

Era um homem de pouca técnica, um jogador comum, mas um verdadeiro coringa, jogando em diversas posições no time do Serrano. Ele chegou em Petrópolis devido a estar namorando com uma menina da cidade, e ali fez um contrato de um ano .

Antes do Serrano, ele havia passado por Rio Verde, Anapolina e União de Rondonópolis.

serrano

Existia uma história que o Anapolina seria flamenguista e dizem que ele não gostou de ter marcado contra o Flamengo. Inclusive seu sogro foi mandado embora do prédio onde ele era porteiro quando souberam que era da família do jogador.

O jogo

Uma tarde linda, porém o pior aconteceria.

Quando o relógio bateu 18 horas, tudo mudou. Uma quarta feira chuvosa, estragou totalmente o campo.

O Presidente do Flamengo Márcio Braga não queria o jogo, entretanto, o técnico Claudio Coutinho exigiu que a partida fosse realizada devido ao calendário apertado.

O jogo inicou às 21 horas com o campo encharcado. A prática do bom futebol estava prejudicada e isso atrapalhou o Flamengo que praticava um futebol arte.

O Serrano entrou em campo assim:

  • Acácio, Paulo Verdan, Paulo Ramos, Renato e Cândido, Israel , Moreno e Wellington; Humberto ( Gilberto), Luís Carlos e Anapolina( gol).

Flamengo foi a campo com força Máxima

  • Raul; Leandro, Luis Pereira, Marinho e Junior; Vitor, Adilio( Andrade), Zico; Anselmo, Tita e Edson (Uri Geller).

O técnico Quintanilha sabia que o Flamengo era superior, mas ele propôs o jogo em cima do lateral Junior e fez algo ousado. Ele saca o atacante Atila e coloca o lateral Wellington para justamente sufocar Junior.

O Serrano se aproveitou do campo e tomou a iniciativa da partida. Por outro lado, o Flamengo não conseguia jogar devido ao campo e a estratégia do Quintanilha começava a funcionar.

Quando o time carioca chegava ao gol, parava nas mãos de Acácio.

Certamente como o jogo estava, o gol não demoraria a acontecer e foi. Aos 18′ Anapolina tomou a bola do Zico, passando para o Humberto. O lateral passa para Luis Carlos que tenta o chute, a bola resvala em Luis Pereira, tirando do tempo dos outros zagueiros, mas não do Anapolina .

GOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL DO SERRANO.

Nesse momento a torcida explodiu! O locutor local gritou durante 25 segundos, torcedores nas arquibancadas e no morro fizeram a festa. Teve confusão entre a torcida e a polícia. Mas o gol estava feito, o momento estava eternizado. Serrano 1×0 Flamengo .

O jogo continua e o Serrano faz história

O que se viu depois disso foi um Serrano jogando nos contra- ataques e um Flamengo pouco efetivo. Quando chegava no gol adversário, era parado pelo Acácio .

Com certeza a derrota iria doer muito no Flamengo, pois o time estava sendo eliminado do Campeonato Carioca, porém algo pior aconteceria. Zico no jogo acabaria se machucando, sofreu uma distensão muscular, que o deixou de fora dos campos por 4 meses.

Ao acabar a partida, o Serrano percebeu que tinha feito algo histórico, algo que a história jamais deixaria esquecer. A torcida nas casinhas ao lado do estádio, no terreno e arquibancada não acreditava no que tinha visto. A estimativa era de 25 a 30 mil pessoas viram o confronto dentro e fora do estádio.

Após o jogo histórico, os dois heróis tiveram destinos diferentes.

Enquanto Acácio acabou mais tarde brilhando no gol do Vasco e fazendo uma belíssima carreira, Anapolina não teve seu contrato renovado, sendo dispensado pós campeonato. Chateado, foi trabalhar de garçon pela região.

O jogador fez 34 jogos pelo Serrano e apenas 2 gols. Infelizmente faleceu de ataque cardíaco dia 11 de março de 2013.