A maioria dos cariocas desconhecem que a Portuguesa da Ilha já fez um amistoso na Espanha, justamente com o Real Madrid e acreditem, venceu o jogo!
Um Real Madrid multi-campeão espanhol, uma Portuguesa que ficou em oitavo no Carioca de 12 times. O que eles teriam em comum?
A fim de levantar um dinheiro, pois a vida dos times pequenos sempre foi difícil, a Lusa foi para a Europa em busca de amistosos e bateu de frente logo com quem!
O ANTES DO JOGO
Em primeiro lugar, a busca por amistosos na Europa e países alternativos sempre foi uma marca registrada dos times menores do Rio.
A Portuguesa fez um caminho inverso em 1969, foi logo para um centro europeu, numa liga mais forte e capaz de render mais do que em países menores.
Após um Campeonato Carioca regular, ficando em oitavo lugar mas até com elogios por parte da imprensa, o time deu trabalho aos grandes.
Ao término, o time precisava levantar dinheiro para ajudar a pagar toda a estrutura usada na competição e escolheu viajar para a Espanha por que era um centro financeiro e de liga forte.
Entretanto, a Lusa saiu do Brasil para uma série de amistosos. Na Espanha ela jogaria contra o Sevilha, um time de menos expressão, mas que meses depois seria terceiro colocado do Campeonato Espanhol da Temporada 69/70.
Mas uma pedra chamada Real Madrid atravessou o caminho. O time merengue tinha acabado de ser tri-campeão espanhol, nas temporadas 66/67, 67/68 e 68/69.
Até aquele momento, o Real não tinha conseguido adversário para entregar as faixas de campeão, entretanto soube que um time pequeno do Brasil realizava uma excursão no país. Com isso, viu a oportunidade de realizar um jogo festivo e massacrar.
O bicho combinado com o Sevilha era de 10 dólares, o Real chegou oferecendo 50 dólares, o que deixou jogadores e diretorias doidas, fechando com o Real. O time merengue pensava que seria fácil…
O JOGO
- Escalação da Portuguesa RJ
Bruno;Choquinho, Jerry,Beto e Zeca ;Carlos, Pedro e Nei; Jorginho, Miguel, Jurandir (Paulo) e Escurinho.
- Escalação do Real Madrid
Junquera; Espildora, Bibiloni, Benito e Jose Luiz; Tejada e Miguel Perez; Fleitas, Planelles, Grande e Bueno.
Pensavam os merengues que seria fácil, tanto que no pós-jogo a imprensa espanhola tentou diminuir o feito dos cariocas:
“Muitas piruetas e pouco futebol”.
Mas a verdade é que o time espanhol não esperava que a Lusa dominasse as ações da partida. O Santiago Bernábeu lotado, viu a faixa merengue ser carimbada.
Com um futebol envolvente, típico do Brasil, a lusa venceu o jogo por 2×1 e a torcida incrédula não acreditava no que via. Os gols foram marcados por Miguel (2x) para a Lusa e Planelles descontando para o time da casa.
Anos depois , Uma chance para um novo jogo
Será que o Real aceitaria outro jogo?
É inegável que seria interessante ver outra partida entre os dois times, ainda que uma equipe seja uma potência europeia e o outro se encontra na série D nacional.
A Portuguesa enviou um carta quando o jogo completou 49 anos que foi prontamente respondida pelo vice-presidente Emilio Butragueno. Entretanto, ele não confirmou o jogo devido a logística, mas também não descartou .
Aliás, a torcida da Portuguesa e os cariocas desejam ver esse jogo e a data possível seria 2024.
A Lusa tem 130 jogos contra times internacionais e está acostumado a aprontar contra times grandes. Em 1979, em São Januário, ganhou do Benfica de Portugal, por 3×1.
você pode gostar de ler: Prepara…Pro Gol!