Antes de contar um pouco sobre a história do primeiro campeonato carioca, se faz necessário determinar onde tudo começou.
Tradicionalmente o que conhecemos é que o futebol se iniciou no Rio de Janeiro graças a Oscar Cox. De acordo com os registros, a primeira partida de futebol foi entre Rio Cricket de Niterói e Paissandu, mas talvez essa não seja a verdade.
Existe uma linha de pesquisa que defende que o futebol começou em Bangu, no terreno da antiga fábrica, hoje Shopping Bangu. Dito isso, vamos destrinchar o começo do futebol carioca.
Bangu: Uma Fábrica, Um Escocês, Uma Bola
Acima de tudo, estamos desconstruindo a história e revelando o que estava oculto. O que temos de oficial é que o futebol no Rio de Janeiro foi introduzido por Oscar Cox, que em 1902 fundaria o Fluminense. O tricolor carioca é um dos times mais antigos em atividade.
Entretanto, antes disso, no dia 1 de agosto de 1901, Oscar Cox atravessou a Baía de Guanabara e foi até Niterói para organizar um jogo entre dois clubes da elite do estado. A partida entre Rio Cricket x Paissandu foi o primeiro duelo oficialmente registrado.
Esse jogo aconteceu em um campo de medidas oficiais, com uma bola oficial e os dois times com onze jogadores e com regras oficiais, tudo que era necessário para a prática do esporte. Mas, existe outra versão que é mais revolucionária ainda. Em Bangu, o futebol teria sido introduzido primeiro até que em São Paulo, com Charles Miller.
A partida organizada por Charles Miller aconteceu no dia 14 de abril de 1895 na Vársea do Carmo, em São Paulo. O duelo entre anglo-brasileiros e ingleses que trabalhavam nas empresas São Paulo Gaz Company e Estrada de Ferro São Paulo Railway Company.
O amistoso terminou 4×2 para o São Paulo Railway. Mas, se faz importante salientar que os jogadores pertenciam a elite paulista, com todas as condições necessárias para a prática do jogo.
Thomas Donohoe e a fábrica de Bangu
Entretanto, alguns meses antes, a magia do futebol acontecia em Bangu. No dia 9 de setembro de 1894, um domingo, doze jogadores se reuniam, em um pequeno campo ao lado da fábrica de tecidos de Bangu, e ali aconteceu a primeira partida em terras brasilis.
Seis jogadores de cada lado, sem gols, sem regras, sem tempo, se juntaram para ficar tocando bola, nesse momento nascia o futebol. A primeira vista você pode até não aceitar que isso foi a prática do esporte. Mas, é inegável que o uso da bola e que jogadores brincaram como nós brincamos quando pequenos, seja a prática de futebol.
Quando você ia para a rua brincar de “jogar bola”, tinha que ser em campo oficial, com traves e regras? Ou as traves eram chinelos, cada lado ficava com três, quatro, vários jogadores, com ou sem chinelo, uns com camisa outros sem?
E essa “partida” aconteceu graças ao Thomas Donohoe, escocês, funcionário da fábrica de Bangu e que tinha sido jogador de futebol profissional. Na Escócia, Thomas era operador têxtil, trabalhou na empresa Busby Print Works, na cidade de Busby e jogou profissionalmente do Busby Football Club.
A empresa infelizmente fechou as portas em 1901, mas Thomas já prevendo que isso aconteceria, pois a empresa não andava bem das pernas, se mandou para o Brasil no dia 21 de maio de 1894.
Buscando oportunidades financeiras melhores, viu na fábrica Bangu essa oportunidade, então, resolveu se aventurar. Deixando a família na Escócia rumo ao Brasil, e isso foi determinante para a prática do esporte.
A Chegada da bola em Bangu
Logo que chegou ao Brasil, Thomas foi trabalhar na fábrica de tecidos de Bangu. Por lá, ele fez amizade com os operários que eram portugueses e italianos. Mas a saudade do futebol falava muito alto e após conversar com a esposa, solicitou que ela trouxesse uma bola de futebol.
Quatro meses após a chegada dele, sua esposa desembarca na estação de trem, Thomas a recepciona, já pega aquela bola e sai “quicando” pelas ruas.
A ideia dele era organizar um jogo em um campo maior, mas a principio a fábrica só cedeu um pequeno espaço onde hoje está o estacionamento do shopping. Ele queria que mais jogadores participassem da partida, mas como o único dia que eles poderiam jogar era domingo, só puderam comparecer os ingleses. Os portugueses estavam na Igreja e os italianos preparando o almoço em família.
Apenas anos depois, em 1901, a fábrica cederia um pedaço do terreno para a construção de um campo para a prática do jogo, e Thomas foi nomeado o primeiro vice-presidente do Bangu.
O CAMPEONATO CARIOCA
Após todo esse movimento, não demoraria para que o esporte se tornasse popular. Sendo assim, o primeiro campeonato carioca aconteceria em 1906 e foi organizado pela LMF- Liga Metropolitana de Football. Essa Liga conseguiu organizar duas divisões, a primeira teve seis clubes e a segunda divisão com três equipes.
O campeonato ocorreria em turno e returno, o primeiro colocado ficando com o título, já o último disputaria duas partidas com o campeão da segunda divisão para decidir quem participaria do campeonato do ano seguinte. Essa liga criou duas taças para premiar os vencedores, a taça Municipal e Colombo.
O Campeonato Carioca é o terceiro mais antigo do Brasil, ficando logo atrás do Paulista (1902) e Baiano (1905). O primeiro torneio contou com cinco times da cidade do Rio de Janeiro e um da vizinha Niterói.
O primeiro campeão não poderia ser outro senão o clube das Laranjeiras. O Fluminense venceu, seguido de Paissandu, clube vizinho de bairro, o Rio Cricket terminou em terceiro, e o Botafogo em quarto.
O Bangu ficou em quinto e Football and Athletic, em último lugar, esse disputando um playoff contra o campeão da segunda divisão o Riachuelo. Entretanto, no confronto, o Athletic venceu o jogo por 5×2, assegurando sua vaga na primeira divisão de 1907.
O Primeiro W.O da história
Ao todo, foram disputados 30 jogos, com 134 gols. O artilheiro da competição foi Horácio, do Fluminense com 18 gols.
Também tivemos o primeiro W.O da história do Carioca, no dia 17/06, o Rio Cricket iria receber o Paissandu em sua casa, porém, o time de Laranjeiras não compareceu.
A segunda divisão foi disputada pelo América, Riachuelo e Colégio Latino Americano, a equipe do Riachuelo, conforme descrito acima, acabaria vencendo o campeonato.
Você pode gostar de ler: Perdão ao Goleiro Barbosa, Uma falha que destruiu o homem