Como o maior goleiro do mundo foi parar no Flamengo

Aqui poderiamos usar fácilmente a palavra “lenda”. O Aranha Negra, certamente o maior goleiro do mundo, marcou uma geração. É provável que seus feitos jamais sejam superados.

Seu nome está eternizado entre em deuses do futebol, foi o único goleiro a ganhar prêmio de melhor jogador do mundo. Participou das copas de 1958, 1962, 1966 e 1970 e sempre ajudou sua seleção a estar entre as primeiras.

Chamado de “Pelé do Gol”, Lev Yashin teve uma carreira brilhante. Nasceu dia 22 de outubro de 1929 em Moscou. jogou boa parte da vida no Dynamo de Moscou, atuou em outras equipes, mas sem registros oficiais e tem uma medalha de ouro das Olimpíadas de 1956.

Seus números:

  • 812 jogos
  • 316 pelo Dynamo – 22 anos
  • 78 jogos pela URSS
  • 150 pênaltis defendidos
  • 270 jogos sem sofrer gols

O curioso é que ele gostava de fumar um cigarro antes dos jogos para se acalmar e tomava uma dose de vodka para tonificar a musculatura.

O maior goleiro do mundo
O Aranha Negra vestindo o uniforme do Flamengo / foto: divulgação

Antes de ser jogador de futebol, trabalhava em uma fábrica e foi goleiro de hóquei, o que provavelmente o ajudou a ter bons reflexos.

Afinal, como Yashin foi parar no Flamengo?

Férias e treinamento

Lev Yashin estava cansado da maratonas de jogos. Faltava um ano para a Copa do Mundo de 1966 e o goleiro precisava acima de tudo relaxar um pouco e fazer o mínimo para manter a forma.

Nesse ano ele foi jogar um amistoso na Suécia e lá conheceu um empresário que mais tarde seria vice- presidente do Flamengo. Yashin desejava tirar férias e seu sonho era conhecer o Rio de Janeiro. Sendo assim, o Aranha Negra queria um lugar para manter a forma durante as duas semanas que teria de folga.

foi unir o útil ao agradável!

Mas a notícia da vinda do goleiro explodiu, se bem que o Jornal dos Sports ajudou, pois foram eles que deram o furo da reportagem e ainda cravaram que o goleiro jogaria pelo Flamengo.

Yashin ficou conhecido pelo apelido de Aranha Negra devido a seu uniforme todo preto / foto: Sputnik

Enfim, assim que chegou ao Brasil, o Aranha explicou que estava ali para um período de férias e que usaria as instalações do Flamengo apenas para treinos para manter a forma.

Ele realizou treinos ao lado dos goleiros Marco Aurélio e Franz.

E realmente era perceptível que ele não mostrava tudo que sabia, estava se poupando.

Infelizmente não vimos o maior goleiro do mundo desfilar sua capacidade em nossos gramados disputando uma partida, mas ele marcou a história do futebol.

Títulos de Yashin

  • CAMPEONATO SOVIÉTICO: 1949, 1954, 1955, 1957, 1959 e 1963
  • COPA URSS: 1953, 1967 e 1970
  • TRÓFEU TRIANGULAR DE CARACAS : 1969
  • MEDALHA OURO : JOGOS OLIMPICOS 1956
  • COPA DAS NAÇÕES EUROPEIAS : 1960