Tradicional escola de samba do Rio de Janeiro, a Mangueira acumula 20 títulos do carnaval carioca. Não a toa é uma das mais populares agremiações do maior espetáculo do planeta. Odiada por muitos, amada por milhões, berço de compositores lendários e cantores de samba de raiz.
Comunidade localizada na região central da cidade, a Mangueira já foi um grande quilombo e possui uma história que vale a pena ser conhecida.
Pouca gente sabe, mas no início do século xx, a Mangueira já teve um time de futebol que participava do Campeonato Carioca. Sendo assim, foi um dos primeiros clubes a participar da competição em sua origem.
Entretanto, seu pouco tempo em atividade foi importante para o desenvolvimento do futebol carioca. Vamos conhecer essa linda história que envolve também o começo do Flamengo, a maior goleada do Botafogo e alguns vexames…
O Clube
O Sport Club Mangueira foi fundada no dia 29 de julho de 1906, porém, infelizmente encerrou suas atividades em 1927. Seus fundadores foram operários da lendária fábrica “ Chapéus Mangueira”, que ficava aos pés do morro.
O clube filiou-se a entidade que comandava o futebol logo nos primeiros anos de sua fundação. No entanto, sua participação no Campeonato Carioca só aconteceu em 1909. Sua estreia foi contra o já também extinto Haddock Lobo, e perderam o jogo por 3×2.
A derrota seria a marca do time pelo resto do campeonato que acumulou vexames não apenas nesse, mas também em outros campeonatos que ele participaria na primeira divisão.
As dificuldades foram tantas no Campeonato Carioca, que o time não resistiu e abandonou depois de uma série de derrotas vexatórias. Vamos a campanha:
Mangueira 2×3 Haddock Lobo
Riachuelo 2×0 Mangueira
Botafogo 24×0 Mangueira
América 8×0 Mangueira
Fluminense 6×0 Mangueira
Mangueira 2×2 Haddock Lobo
Sem contas as derrotas por W.O para Riachuelo, Botafogo, América e Fluminense.
Suas participações na segunda divisão seriam melhores, podemos usar como exemplo em 1915, quando derrotou o Catete por 12×2.
Outras reportagens, mais histórias, mais derrotas…
Em uma reportagem de 1939, o periódico ”Sport Ilustrado” mostra o copilado dos 35 anos da bela história do Botafogo, entretanto, separa uma pequena parte para a grande glória até o momento e o maior vexame do Mangueira.
O time de General Severiano estraçalhou o fraco time do Mangueira no campeonato de 1909, por 24×0, os gols foram marcados por: Gilberto Hime-9, Flávio Ramos -7, Monk 2, Lulu Rocha- 2, Emanuel Sodré, Raul, Dinorá e Henrique.
Flamengo estreiou no Carioca foi contra o Mangueira em 1912. O time do morro levou um sonoro 16×2, jogo realizado no dia 3 de maio.
O primeiro gol oficial do Flamengo foi marcado pelo Gustavo Carvalho e o time rubro-negro entrou em campo com a seguinte formação: Borna;Pindaro e Neri;Curiol, Gilberto e Galo; Baiano, Arnaldo, Amarante, Gustavo Carvalho e Borgerth.
Infelizmente o clube fecharia de vez as portas e seria extinto em 1927. Sua sede e seu campo que ficava na rua Desembargador Izidro, foi adquirido pelo Tijuca Tênis Clube para ampliar suas instalações. Essa compra ocorreu em 1932.
Dessa forma, parte do time e torcida foi incorporado ao Flamengo em 1927.
Campanhas na primeira divisão
1909 – 6 e último lugar
1912 – 8 e último lugar
1913 – 8 lugar
1917 – 8 lugar
1918 – 10 e último lugar
1919 – 9 lugar
1920 – 10 e último lugar
1924 – 7 lugar
Você pode gostar de ler: O Primeiro Campeonato Carioca não aconteceria se…