Pós-Copa de 1950, o futebol brasileiro se apresentou ao mundo. A Europa percebeu que havia futebol fora de seus campos e essa união provou a superioridade dos jogadores “tupiniquins”. Um combinado Bangu/São Paulo surpreendeu o velho continente.
Infelizmente o Brasil perdeu a Copa de 1950 para o Uruguai , mas a impressão que os jogadores brasileiros deixaram nos campos foi ótima. Entretanto, além de um bom futebol, vale destacar também toda sua malandragem e habilidade.
A Europa se via superior, pois das três copas que tinha acontecido antes da Grande Guerra, levaram duas.
Mas aquele jogo envolvente e bem jogado, com esquema tático ousado e jogadores leves, quase que “dançarinos”, mostraram ao mundo a capacidade que a América do Sul conheceu dois anos antes, isto é durante o Sul-Americano de 1948.
Após a Copa, diversos torneio e excursões formam marcados com clubes Brasileiros. Em uma dessas viagens aconteceu o inusitado. O São Paulo fez uma parceria com o Bangu para uma série de jogos na Europa e esse “passeio ” foi muito positivo.
Bangu
O Bangu vivia uma fase ótima pós-Carioca de 1949. Disposto a ser um clube vencedor e de topo de tabela, o time do subúrbio carioca resolve que iria mudar tudo a partir do ano de 1950.
Já começou surpreendendo a todos quando contratou um jogador que seria lembrando por servir o time durante 8 anos: Zizinho!
Contratou o vitorioso técnico Uruguaio Ondino Vieira, campeão com Vasco e Fluminense. O elenco contava também com outros ótimos jogadores, e assim, montou um time que aterrorizou seus adversários.
Portanto, o forte time do Bangu surpreendeu logo no Carioca de 1950, quando terminou a competição na terceira colocação.
Essa bela campanha assegurou uma vaga no extinto torneio Rio x São Paulo de 1951. O time carioca mais uma vez surpreendeu, ficando em terceiro.
O auge veio no Carioca de 1951, onde o time terminou empatado em números de pontos com o Fluminense, sendo necessário duas partidas desempates, vencidas pelo tricolor por 1×0 e 2×0 respectivamente.
O combinado
O combinado Bangu/São Paulo viajou para a Europa entre os dias 20 de março e 19 de abril. Mas, durante esse período foram realizados 13 jogos com 9 vitórias, 2 empates e 2 derrotas e o time base foi:
- MARIO – SÃO PAULO
- MENDONÇA- BANGU
- MAURO – SÃO PAULO
- BAUER , ALFREDO E NORONHA- SÃO PAULO
- ALCINO -SÃO PAULO
- ZIZINHO- BANGU
- DURVAL- SÃO PAULO
- DÉCIO- SÃO PAULO
- NÍVIO- BANGU
Também entraram em Campo: POY, BIBE, DIDO, RUI, SAVERIO, PONCE DE LEON, RAFANELLI, PINGUELA, MENESES, MOACIR, TEIXEIRINHA E DJALMA. Durval e Nívio foram os artilheiros com 7 gols cada.
Os jogos
- 29.03- Genova: São Paulo -Bangu 1×1 Genova ( Djalma)
- 04.04-Bruxelas: São Paulo-Bangu 1×2 Anderlect(Moacir)
- 05.04-Ligie: São Paulo-Bangu 3×0 Sarrebruck( Durval, Djalma e Bibe)
- 07.04-Sanecuck: São Paulo – Bangu 3×0 Combinado local ( Durval 2 e Nivio)
- 11.04-Amsterdan:: São Paulo- Bangu 3×0 Seleção Holanda ( Nivio, Bibe e Durval)
- 11.04-Amsterdan: no mesmo dia- São Paulo – Bangu 1×5 Rot Weiss ( Ponce de Leon)
- 13.04-Nuremberg :São Paulo – Bangu 1×0 Nuremberg( Durval)
- 15.04-Munich : São Paulo- Bangu 4×3 Munich ( Nivio (2), Alcindo e Durval)
- 17.04-Viena: São Paulo- Bangu 2×1 Austria Viena( Alcindo e Zizinho)
- 19.04- Paris : São Paulo -Bangu 3×2 Racing Paris (Moacir (2) Zizinho)
- 25.04 -Roma :São Paulo – Bangu 0x0 Lazio
- 27.04- Copenhagen : São Paulo- Bangu 3×1 KB( Nivio (2) Décio Esteves)
- 29.04-Lisboa : São Paulo 4×1 Sporting ( Teixeirinha(2), Durval e Nivio).
Você pode gostar de ler: Torneio Initium de 1918: A grande vitória do São Cristóvão