Rivalidades fora dos grandes centros – parte ll

Seguimos com a segunda parte das rivalidades do futebol Brasileiro fora do eixo Sul – Sudeste e começaremos escrevendo sobre uma rivalidade centenária que vem da Região Norte do Brasil.

Clássico-Rei

Do Estado do Ceará vem uma das mais intensas e tradicionais rivalidades do futebol brasileiro. Ceará e Fortaleza são os principais representantes do estado e suas disputas se estendem por décadas. A rivalidade entre as equipes teve início em 1918, quando o tricolor foi fundado.

Desde então, os dois clubes passaram a rivalizar em busca do título de melhor equipe cearense. Os confrontos entre Fortaleza e Ceará, são conhecidos como “Clássico-Rei“.

As torcidas fazem festas e manifestações apaixonadas, criando um clima de rivalidade também nas arquibancadas.

Jogadores se cumprimentam no Clássico-Rei Ceará x Fortaleza / foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC

Inegavelmente, o embate direto entre as duas equipes já proporcionou grandes momentos para o futebol cearense.

Principalmente com jogos históricos, viradas emocionantes e disputas de títulos são alguns dos acontecimentos que marcaram a rivalidade.

Além do campeonato local, em que os times se enfrentam anualmente. Fortaleza e Ceará também já se mediram forças em competições nacionais, como a Série A do Campeonato Brasileiro.

Clássico do Maranhão

A rivalidade entre Sampaio Corrêa e Moto Club é uma das mais acirradas do futebol maranhense. Ambas as equipes são da cidade de São Luís e consideradas as principais representantes do estado.

Sampaio Corrêa e Moto Club disputam a final do Campeonato Maranhense / Foto: Lucas Almeida

O inicio da rivalidade

A rivalidade entre os times teve início em 1940. Desde então, os dois clubes disputam a supremacia no futebol maranhense.

Este confronto entre Sampaio Corrêa e Moto Club é conhecido como “Clássico do Maranhão” e é marcado por uma grande pressão dentro e fora de campo.

Contudo, os jogos entre as equipes são sempre muito disputados e emocionantes, e as torcidas dos dois times fazem festas e manifestações apaixonadas, aumentando ainda mais a tensão do clássico.

Essa rivalidade já proporcionou grandes momentos para o futebol maranhense, com jogos históricos, viradas emocionantes e disputas de títulos regionais.

Sampaio Corrêa e Moto Club já se enfrentaram em competições nacionais, como a Série C do Campeonato Brasileiro.

Clássico dos Clássicos

De antemão, a rivalidade entre Sport e Náutico é uma das mais antigas e tradicionais do futebol brasileiro.

Ambos são da cidade de Recife, capital de Pernambuco. Além disso, são considerados os principais representantes do estado, ao lado do Santa Cruz.

A rivalidade entre Sport e Náutico remonta ao início do século XX, quando eles foram fundados. O primeiro confronto aconteceu em 21 de março de 1909, marcando o início de uma longa história de clássicos.

Rivalidades
Sport e Náutico se enfrentando pelo Campeonato Pernambucano / foto: divulgação Sport

O clássico entre Sport e Náutico é conhecido como “Clássico dos Clássicos” ou “Clássico dos Aflitos“, em referência ao estádio dos aflitos, onde o Náutico manda seus jogos.

Portanto, com jogos sempre muito disputados e de alto nível técnico, as torcidas dos times se fazem presentes de forma intensa. Proporcionando um clima de festa e rivalidade nas arquibancadas.

Além dos confrontos pelo Campeonato Pernambucano, os times já se enfrentaram em competições nacionais, como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.

Vale ressaltar que, a rivalidade entre Sport e Náutico transcende o futebol e também se estende a outros esportes, como o basquete e o remo. Onde os clubes também são referências em suas modalidades.

Contudo, são clubes com legados históricos e apaixonantes, e a rivalidade entre eles é sempre um espetáculo à parte em Pernambuco.

Clássico Tradição

A rivalidade entre Treze e Botafogo da Paraíba é intensa e histórica, sendo considerada uma das maiores rivalidades do futebol paraibano e brasileiro.

Ambos os times são da cidade de Campina Grande, mas disputam o título de maior clube da região.

Antes de mais nada a rivalidade entre Treze e Botafogo da Paraíba ultrapassa as quatro linhas do campo e envolve também aspectos sociais e políticos da cidade.

Assim como os jogos entre os clubes costumam atrair grande público e gerar muita emoção. Pois o clima nas arquibancadas é fervoroso, com cânticos, bandeiras e provocações.

Treze x Botafogo PB se enfrentando pelo Campeonato Paraibano / foto: reprodução twitter

Ademais, há uma verdadeira disputa para saber qual time representa melhor a cidade de Campina Grande. Ao passo que confrontos entre Treze e Botafogo PB ocorrem principalmente no Campeonato Paraibano e na Série C do Campeonato Brasileiro.

Respeito acima de tudo

Assim como qualquer outra rivalidade esportiva, deve ser vivida com respeito e fair play, respeitando os limites do esporte.

Rivalidades saudáveis trazem emoção ao futebol e fortalecem a paixão dos torcedores pelos seus clubes.

Sabia que você pode ajudar o DNB a continuar com o trabalho e contribuir com o jornalismo esportivo independente. Colabore com valores a partir de R$ 5 através do financiamento coletivo apoia.se/diaenoitedabola ou com qualquer valor no Pix: diaenoitedabola@gmail.com