Ao longo da história do futebol mundial alguns árbitros se destacaram não apenas por sua habilidade em aplicar as regras do jogo, mas também pela sua capacidade de influenciar partidas de alto nível. Não a toa, esses árbitros se tornaram lendários e deixaram marcas expressivas em competições importantes.
Quando falamos em futebol, nos vem a cabeça, clubes, jogadores, estádios, torcida. Entretanto, sem a figura do árbitro e seus assistentes, a peleja moderna não iria se desenvolver.
Pois o árbitro é quem está em cada jogo para se fazer prevalecer as regras impostas pela modalidade e pela entidade máxima do futebol, a FIFA.
Todavia, nos primórdios do esporte mais popular do planeta, não havia nenhum árbitro. As faltas eram acertadas entre os dois times, num acordo de cavalheiros.
O inicio da arbitragem no mundo
A figura do árbitro apareceu apenas em 1868 e, mesmo assim, ele apitava pouco. Ficava de fora do campo e não tinha autonomia para marcar as infrações.
Tudo precisava ser decidido junto com os capitães das equipes, a autoridade do árbitro só passou a ser absoluta a partir de 1894, com a modernização das regras do esporte.
Regras Atuais
Hoje em dia, cada partida é dirigida por um árbitro, o qual tem autoridade total para fazer cumprir as regras do jogo para o qual tenha sido designado.
Ele trabalha em cooperação com os assistentes e o quarto árbitro. Segundo a regra, as decisões sobre fatos em relação ao jogo são definitivas.
O árbitro poderá modificar a sua decisão unicamente quando percebe que é incorreta ou, se o julgar necessário. Conforme uma indicação por parte de um dos assistentes.
Atualmente, sempre que ainda não tenha reiniciado ou terminado a partida, muitas competições tem o auxilio do VAR.
Árbitros Lendários
Um dos árbitros lendários mais notáveis é o italiano Pierluigi Collina. Conhecido por sua aparência impressionante, com sua careca brilhante, e também por sua autoridade nas decisões.
Collina foi árbitro em algumas das finais de maior destaque, incluindo a final da Liga dos Campeões da UEFA em 1999 e a final da Copa do Mundo de 2002. Ano no qual a seleção Brasileira conquistou o seu último titulo.
Sua presença de autoridade e tomada de decisões imparciais fizeram dele uma figura reverenciada no mundo do futebol.
Outro árbitro lendário é Howard Webb, da Inglaterra. Ele se tornou famoso por sua atuação na final da Copa do Mundo de 2010, entre a Espanha e a Holanda.
Webb manteve o controle em um jogo agressivo e tomou decisões corajosas, incluindo a expulsão de um jogador holandês.
Entretanto, sua capacidade de lidar com a pressão em momentos cruciais é o que o tornou um árbitro de renome mundial.
Outros árbitros que tiveram destaque
Na Espanha, Jose María García-Aranda é um árbitro lendário que ficou conhecido por sua imparcialidade e pelo seu rigor na aplicação das regras.
Ele arbitrou várias partidas importantes, incluindo a final da Copa dos Campeões da UEFA, em 2000.
Na Argentina, Horácio Elizondo é outro exemplo de árbitro lendário. Ele alcançou fama mundial ao apitar a final da Copa do Mundo de 2006, entre Itália e França.
Elizondo tomou a decisão corajosa de expulsar Zinedine Zidane, após uma cabeçada em Marco Materazzi, mostrando sua coragem diante de um incidente de grande repercussão.
Entretanto, esses são apenas alguns exemplos de árbitros lendários no futebol mundial. Eles deixaram seu legado através de suas habilidades, imparcialidade e capacidade de lidar com a pressão em momentos cruciais.
Ao tomarem suas decisões, esses árbitros influenciaram o resultado de partidas importantes e deixaram o seu legado na história do esporte mais popular do mundo.
Árbitros Brasileiros
No futebol brasileiro, também existem alguns árbitros lendários que marcaram a história do esporte. Um exemplo icônico é Armando Marques, que foi árbitro de diversas finais importantes, como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
Marques era conhecido por sua autoridade e imparcialidade, atributos que o tornaram respeitado e admirado.
Carlos Eugênio Simon é outro nome de destaque no futebol brasileiro. Ele foi árbitro em várias finais de campeonatos estaduais e nacionais. além de ter participado de competições internacionais, como a Copa América.
Simon era conhecido por sua rigidez na aplicação das regras e por sua capacidade de manter o controle das partidas em momentos de alta tensão.
Todavia outro nome importante é Arnaldo Cezar Coelho, que além de árbitro, também se destacou como comentarista esportivo. Coelho apitou a final da Copa do Mundo de 1982, entre Itália e Alemanha Ocidental.
Nesse ínterim, posteriormente se tornou um dos nomes mais influentes e respeitados no Brasil e no mundo da arbitragem.
Mancha na Arbitragem
O caso Edilson Pereira de Carvalho, manchou a reputação da arbitragem no Brasil, depois do país ter conhecimento de vários árbitros renomados internacionalmente, entretanto aqui no país tivemos a máfia do apito.
Um escândalo que chocou na época o futebol brasileiro, nos do DNB, trouxemos esse ano a memoria do que foi essa máfia no nosso futebol nacional, relembre o caso em máfia das apostas esportivas
Árbitros Folclóricos
No fim da década de 80, no Rio de Janeiro, um árbitro passou a se destacar no futebol carioca, Jorge José Emiliano dos Santos in memorian
Ficou conhecido por conta de seu comportamento irreverente ao apitar as partidas tanto ao marcar faltas e distribuir cartões, geralmente com gestos exagerados, quanto por um andar espalhafatoso pelo gramado.
Apelidado de Margarida, tornou-se uma das personalidades mais folclóricas dos campos brasileiros após assumir sua homossexualidade, talvez um dos pioneiros na arbitragem nacional, a assumir tal posicionamento perante a sociedade.
Você pode ajudar o DNB a continuar com o trabalho e ajudar o jornalismo esportivo independente. Contribuindo com valores a partir de R$ 2 através do financiamento coletivo apoia.se/diaenoitedabola ou com qualquer valor no Pix: diaenoitedabola@gmail.com