Por que essas são as maiores rivalidades fora dos grandes centros

Quando falamos em rivalidades no futebol Brasileiro, logo nos vem em pensamento um Grêmio x Internacional ou clássicos como São Paulo x Santos carinhosamente chamado de clássico Sansão.

Aqui no Rio de Janeiro temos o famoso Flamengo x Vasco, intitulado o clássico dos milhões e ainda o charmoso Flamengo x Fluminense, popularmente chamado Fla x Flu.

Todavia, fora do eixo Sul-Sudeste, temos outros clássicos com muitas tradições e rivalidades, como por exemplo um Ba x Vi ou um Remo x Paysandu.

São clássicos do eixo Norte-Nordeste e que tem tantas tradições e rivalidades como os de outras regiões do país. Entretanto, não são muito explorados pelas grandes mídias.

Salve Salvador

Salvador vai muito além das belezas naturais da ex capital federativa do Brasil. Temos o carnaval que arrasta multidões, todavia um outro acontecimento agita a capital da Bahia.

E quando temos o grande clássico Bahia x Vitoria que arrasta multidões, seja na Fonte Nova ou no Barradão, o jogo é um evento em Salvador.

A rivalidade é gigante entre ambos, principalmente nos campeonatos estaduais. Aonde os times tem a oportunidade de se enfrentarem e mesmo que as equipes estejam em divisões diferentes, nos clássicos isso cai por terra.

Rivalidades

Pela grandeza das torcidas e representatividade e tradição dos dois clubes envolvidos, é considerado o maior clássico do Nordeste e um dos maiores do Brasil.

“Esquadrão de Aço” e o “Leão da Barra”,

Duelam a muito tempo. Essa rivalidade tem mais de 80 anos, em confrontos desde o inicio da década de 1930.

Os maiores campeões do Campeonato Baiano

Na história do Baiano, o Bahia é o clube que mais teve oportunidade de comemorar um título, 50 vezes, ao voltar a vencer em 2023, quando bateu o Jacuípense.

Por outro lado, o Vitória é a segunda equipe com mais títulos levantados na competição, 29. O último foi em 2017, após derrotar o Bahia.

Clássico Re-Pa

Na região Norte do Brasil, temos todo ano o Círio de Nazaré, manifestação religiosa que lota a cidade de Belém, no Pará, com mais de um milhão de pessoas.

Entretanto, temos um outro acontecimento também histórico que é o clássico entre as duas maiores e apaixonadas torcidas do estado.

Rivalidades

Confronto este que também é conhecido como o Clássico Rei da Amazônia. Quando Remo e Paysandu se encontram é de sair faísca.

Popularmente chamado de Re-Pa, é considerado um dos maiores clássicos do Norte do país, com grande rivalidade.

Nesse ínterim, o jogo entre essas equipes é um mais disputados no futebol Brasileiro, e ate mesmo da América do Sul com quase 800 jogos.

América de Natal e ABC, uma das maiores rivalidades do Nordeste

Da aprazível cidade das dunas, temos uma outra grande rivalidade do futebol do Norte-Nordeste. Conhecido como clássico Rei, as duas equipes já se enfrentaram mais de 500 vezes.

Ambos os clubes são tradicionais e têm uma longa história de confrontos intensos. A rivalidade remonta aos anos 1920 e 1930. Quando eles começaram a se enfrentar frequentemente em competições locais e nacionais.

Os confrontos entre América e ABC costumam atrair grandes públicos e gerar muita rivalidade entre as torcidas.

Entretanto, além dos confrontos nos campeonatos estaduais do Rio Grande do Norte, América e ABC já se enfrentaram também em competições nacionais, como a Copa do Brasil e a Série C do Campeonato Brasileiro.

A rivalidade intensa entre América e ABC faz com que os jogos entre os dois clubes sejam esperados ansiosamente pelos torcedores e sejam considerados clássicos estaduais de grande importância.

Você pode ajudar o DNB a continuar com o trabalho e apoiar o jornalismo esportivo independente. Contribuindo com valores a partir de R$ 2 através do financiamento coletivo apoia.se/diaenoitedabola ou com qualquer valor no Pix: diaenoitedabola@gmail.com