Seu time ganhou, empatou ou perdeu, foi campeão, se classificou para algo, foi rebaixado. São perguntas e respostas que lemos e ouvimos muito. Acima de tudo nos finais de campeonatos. Agora, a questão é será que tudo isso aconteceu de forma idônea no futebol Brasileiro ou teria alguma influência das casas de apostas esportivas?
São questionamentos que devemos fazer. Pois a princípio, já tivemos um grande esquema de corrupção na qual foi intitulada do maior escândalo ate então no futebol nacional, a máfia do apito.
Lembrando que no ano de 2005 tivemos várias rodadas do campeonato Brasileiro, com lances duvidosos e que a competição foi paralisado e partidas anuladas.
O que foi a Máfia do Apito
Antes de tudo a máfia do apito foi revelada pela Revista Veja, em 23 de setembro de 2005. Na ocasião, o árbitro Edilson Pereira de Carvalho, um dos pivôs, foi preso em sua casa, em Jacareí, no interior de São Paulo.
O mesmo ocorreu com o empresário Nagib Fayad, o “Gibão”, apontado pelas investigações como líder da quadrilha.
Após a Máfia do Apito no futebol Brasileiro, a CBF criou a Corregedoria de Arbitragem. O órgão interno é responsável por monitorar os árbitros do quadro da entidade.
No início de cada temporada, eles precisam entregar documentos que comprovem sua idoneidade, como certidão negativa no SPC e de bons antecedentes.
Estatuto do torcedor
Art. 41-C. Solicitar ou aceitar, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem patrimonial ou não patrimonial para qualquer ato ou omissão destinado a alterar ou falsear o resultado de competição esportiva: (Incluído pela Lei nº 12.299, de 2010).
Casas de apostas esportivas
Desde já, foi no período pandêmico, que cresceu absurdamente o número expressivo de casas de apostas esportivas. Com isso, elas se tornaram patrocinadora de vários times de todas as divisões no futebol Brasileiro.
Até um dos principais campeonatos do país, a Copa do Brasil, está sendo patrocinado por uma empresa do ramo.
Sobretudo, será que tais empresas poderão ter certa influência na competição, como manipulação de resultados? que tal time ganhe ou perca, para lucrarem com isso?
A Betano adquiriu os chamados naming rigths da Copa do Brasil até 2025 e da Supercopa do Brasil desse ano.
Betano e uma empresa de origem na Grécia
Fundada em 2013, a Betano, que investe pesado no futebol brasileiro, pertence ao grupo Kaizen Gaming, que patrocina vários outros times no mundo, em países como Alemanha, Portugal, Romênia, e em seu país de origem a Grécia.
Justiça em campo
Desde já nos últimos dias o Ministério Público entrou em campo literalmente para investigar vários casos de atletas envolvidos com apostadores de diversas regiões do país.
E consequentemente alguns atletas citados pelo MP foram afastados pelos seus respectivos clubes, até que o desenrolar dos fatos sejam esclarecidos.
Time Solitário
De 20 times da elite do futebol Brasileiro, pasmem, 19 tem patrocínio Master ou copatrocínio, exceto o Cuiabá. Porém a equipe mato-grossense já teve patrocínio de casas de apostas esportivas.
Cuiabá e Palmeiras situações distintas
Como dito anteriormente, o Cuiabá, que não tem acordo com uma empresa de apostas. Já o Palmeiras não estampa a marca de uma dessas empresas porque o contrato não contempla exposição no uniforme da equipe masculina.
Curiosidade
Antes de mais nada, um caso curioso é o do Iporá, time do interior de Goiás. Ele é o único das quatro principais divisões do país a contar com três casas de apostas como patrocinadoras: Betfast.io, SportBet e EstrelaBet.
Opiniões de SEO das empresas e dirigentes de clubes
Nesse ínterim, a Série D tem o fato curioso de que há 37 patrocínios do segmento de apostas para 35 clubes.
“ Sobretudo o mercado de betting está uma loucura, com valores acima do que o mercado costuma pagar.
A procura das empresas é constante, mas sabemos os cuidados necessários em relação à credibilidade, pois o torcedor acaba investindo nessas plataformas”
Adalberto Baptista, administrador da SAF e principal investidor do Botafogo-SP.
“Somos uma marca que foi pensada exclusivamente para o mercado brasileiro.
Não por acaso temos as cores do país. Desse modo, foi com grande alegria que celebramos fazer parte do Brasileirão”, afirma Marcos Sabiá, CEO do Galera.bet
A empresa não patrocina nenhum clube atualmente, mas é o site de apostas oficial da Série A desde o ano passado, em contrato que vai até 2024.
“A competição mexe muito com a paixão do povo, assim como o Galera.bet. Por conta disso, não medimos esforços para firmar esse acordo”, conta Sabiá.
Maiores investimentos
Portanto, segundo levantamento da Neo Brands, 5 marcas que mais investem são:
PixBet – R$ 96 milhões; Esporte da Sorte – R$ 60,3 milhões; EstrelaBet – R$ 36 milhões; BetFair – R$ 33 milhões; PariMatch – R$ 27,5 milhões (em valores aproximados).
Todavia o valor total gasto por todas as casas juntas totaliza R$ 327 milhões, segundo levantamento da consultoria.
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