A Copa Libertadores é a maior competição das Américas. Assim, é uma grande obsessão dos times da América do Sul e a maior conquista para esses clubes.
O torneio continental já teve edições memoráveis, incríveis, grandes histórias, campeões improváveis e é a grande menina dos olhos dos torcedores latinos. Até os que nunca ganharam, tem vitórias que nunca vão esquecer e ficaram na memória.
Por outro lado, as derrotas na Libertadores são as que mais machucam os torcedores e causam traumas e péssimas lembranças. Mas, hoje vamos falar da que possivelmente foi uma das piores edições da história.
Libertadores 2014: A pior da história
No começo da edição já era de se notar que havia algo diferente. Começando com a participação das equipes argentinas. Naquela ocasião, Boca Jrs e River Plate ficaram de fora e a única equipe argentina campeã do torneio foi o Velez Sarsfield.
Os outros times do país que disputaram foram: Arsenal de Sarandi, San Lorenzo, Lanús e Newell’s Old Boys.
Chegando na fase de grupos, alguns gigantes ficaram pelo caminho logo na primeira fase. Por outro lado, equipes de menor expressão no cenário continental foram para o mata-mata. Como: The Strongest, Unión Espanhola, Defensor/ Uru, Bolívar, León e Santos Laguna.
Nessa altura já ficava claro que essa seria uma Libertadores diferente e a zebra estava no ar. Mas, olhando a tabela, as duas piores equipes classificadas foram as que protagonizaram aquela final de Copa.
Sendo assim, Nacional- PAR e San Lorenzo decidiram a Libertadores da América. Porém, a semifinal foi tão atípica quanto a final. Pois, além dos finalistas, Bolivar e Defensor também chegaram.
Podemos ainda olhar outros fatores que demonstram a falta de tradição das equipes que disputaram aquela Libertadores da América. Somando todos os times que foram para o mata-mata em 2014 tinham sete títulos da competição. Como efeito de comparação, um duelo entre Independiente e Boca Jrs tem 13 em disputa.
A campanha de Nacional e San Lorenzo ( times que chegaram até a final) passou longe de ser impecável. Ambos tiveram cinco vitórias no campeonato.
Fim do Jejum
No primeiro jogo, no Paraguai a partida terminou em 1×1. No jogo de volta realizado no dia 13 de Agosto de 2014. O San Lorenzo venceu por 1×0, com gol de pênalti convertido por Ortigoza.
Naquela ocasião, o San Lorenzo dava um fim nas piadas por não ter o título sul-americano. Ao passo que, era o único time considerado grande que nunca tinha levantado a taça dentre os Argentinos. Então, em 2014 o time do Papa ganhou a Copa Libertadores.
Curiosidades da Libertadores de 2014
A artilharia da competição também foi algo no mínimo curioso. Dois jogadores dividiram a artilharia com cinco gols. Sendo eles, Julio dos Santos, Volante do Cerro Porteño e Nicolas Oliveira, Meia do Defensor. Na segundo posição 13 jogadores ficaram empatados com quatro gols.
Além disso das 16 equipes que foram para o mata-mata apenas 6 se classificaram para a Libertadores de 2015 e dos quatro times que chegaram até as semis, só o San Lorenzo jogou a Libertadores de 2015.
Todavia, dentre todos os campeões de Libertadores da história, o San Lorenzo é o que tem pior aproveitamento. 52,4%.
San Lorenzo Insane Entrance!!! Copa Libertadores 2014 Final – YouTube
Você pode ajudar o DNB a continuar com o trabalho e ajudar o jornalismo esportivo independente. Contribuindo com valores a partir de R$ 2 através do financiamento coletivo apoia.se/diaenoitedabola ou com qualquer valor no Pix: diaenoitedabola@gmail.com