Pode até parecer mais um dia normal na curta vida daquela criança de 3 anos de idade. Mas o mundo desse pequeno mudou definitivamente no momento em que ele foi deixado na porta da escola aos cuidados de um desconhecido até então.
Os anos vão passando e a “tia” dá lugar ao Professora. Entretanto, o conhecimento adquirido nunca será esquecido, e graças a esses profissionais, seguimos aprendendo todos os dias.
No futebol não é diferente. Muito mais que ensinar a chutar ou defender, como nos tempos de escolinha de base, muitos técnicos se destacam tanto que são chamados de professores por seus comandados. Seja por implantar uma metodologia de jogo diferente ou por conseguir o respeito dos atletas também fora de campo.
Fato é que dentre muitos nomes, alguns técnicos se destacam também pela quantidade de títulos conquistados ao longo de suas carreiras.
Maior campeão do Brasil (Luiz Felipe Scolari )
Com 26 títulos conquistados, Luiz Felipe Scolari é o técnico mais vitorioso do futebol brasileiro. Felipão, foi o grande professor da “Família Scolari” durante a Copa do Mundo da Coréia/Japão e voltou pra casa trazendo o penta. Mas, além da quinta estrela com a seleção canarinho, ele tem no currículo títulos dos principais campeonatos do país.
Títulos do técnico Felipão
1 Copa do Mundo (2002);
1 Copa das Confederações (2013);
4 Copas do Brasil (1991, 1994, 1998 e 2012);
1 Mercosul (1998);
2 Libertadores (1995);
1 Torneio Rio-São Paulo (2000);
2 Campeonatos Brasileiros (1996 e 2018);
3 Campeonatos Gaúchos (1987, 1995 e 1996);
1 Copa Sul-Minas (2001).
Maior campeão da América (Carlos Bianchi)
Conquistar a Glória Eterna é um feito para poucos. Principalmente quando falamos de técnicos. Entretanto, Carlos Bianchi pode se orgulhar de ter quatro taças do maior torneio da América no currículo. Não é a toa que possui o apelido de Mr. Libertadores.
Como jogador, Bianchi já tinha seu nome gravado na história do futebol argentino por ser o maior artilheiro do Vélez Sarsfield.
Porém, como técnico, entraria para a história do futebol sul-americano ao levar o mesmo Vélez ao título da Libertadores em 1994. Pouco tempo depois, já com o Boca Juniors, Carlos Bianchi conquistaria o troféu em mais três oportunidades, 2000, 2001 e 2003. Ainda chegou a final no ano de 2004, mas seu time foi derrotado para o Once Caldas, da Colômbia.
Títulos do técnico Carlos Bianchi
3 Taça Intercontinental
4 Libertadores
1 Torneio Clausura (Argentina)
4 Torneio Apertura (Argentina)
Maior campeão do Mundo (Alex Ferguson)
Com nada menos que 50 títulos na carreira, Sir Alex Ferguson é o técnico mais vitorioso do futebol mundial. Para entender a dimensão desse feito é preciso voltar no tempo. Entre 1986 e 2013, o escocês comandou o Manchester United nos 38 títulos conquistados pelos “Diabos Vermelhos” nesse período.
No entanto, Alex Ferguson entrou de vez para a história do clube inglês ao conquistar a tríplice coroa em 1999. Ano em que o United venceu a Premier League, a Copa da Inglaterra e a Champions League.
Títulos do técnico Alex Ferguson
2 Mundial de Clubes da Fifa
2 Champions League
13 Premier League
10 Supercopa da Inglaterra
5 Copa da Inglaterra
4 Copa da Liga Inglesa
4 Campeonato Escocês
4 Copa da Escócia
1 Copa da Liga da Escócia
1 Copa Drybrough
1 Recopa Europeia
1 Supercopa Europeia
1 Recopa Europeia
1 Supercopa Europeia
Menção honrosa
Se você chegou até aqui e gosta do futebol carioca, certamente sentiu falta do maior vencedor do Campeonato Estadual. Com 9 títulos conquistados, Flávio Costa é o técnico com mais conquistas. Ele também de destacou por comandar o Expresso da Vitória vascaíno na campanha do título Sul-americano de 1948.
Entretanto, aqui vamos falar do técnico mais carismático e que até hoje é querido pelos quatro grandes clubes do estado. Joel Santana, o Papai Joel, é o segundo maior vencedor do Campeonato Carioca, com 7 títulos. O curioso é que o “Rei do Rio” foi campeão por Botafogo (1997, 2000), Flamengo (1996, 2008), Fluminense (1995) e Vasco (1992, 1993).
Além disso, Joel comandou a seleção da África do Sul em 2009, terminando em quarto lugar na Copa das Confederações. Sendo eliminado do torneio nas semifinais após perder para o Brasil.
Títulos do técnico Joel Santana
1 Campeonato Brasileiro
1 Copa Mercosul
7 Campeonato Carioca
4 Campeonato Baiano
1 Copa do Nordeste
1 Torneio Bahia-Pernambucano
3 UAE League
2 Campeonato Saudita
1 Troféu Cidade de Barcelona
1 Troféu Cidade de Zaragoza
1 Copa Ouro da Conmebol
Você pode ajudar o DNB a continuar com o trabalho e ajudar o jornalismo esportivo independente. Contribuindo com valores a partir de R$ 2 através do financiamento coletivo apoia.se/diaenoitedabola ou com qualquer valor no Pix: diaenoitedabola@gmail.com