Vasco 1×10 Paladino – A estreia do futebol não foi legal

Antes apenas clube de remo, o Vasco da Gama decidiu em 1916 se aventurar na terceira divisão do futebol carioca, mas seu primeiro jogo daquele campeonato tinha que ser uma senhora goleada?

Em um momento difícil atualmente, mas com uma história gloriosa, o Club de Regatas Vasco da Gama é um dos clubes mais importantes do mundo.

Toda história tem um começo, e tudo que acontece nos dias atuais é parte do processo do passado. Anos de descaso, má gestão e desvio de dinheiro fizeram o clube afundar e disputar a segunda divisão nacional por diversas vezes.

Mas onde exatamente começa o time de futebol do Vasco? Como se iniciou essa trajetória de vitórias e orgulhos e culminaram no Sul-Americano de 1948, Libertadores de 1998, 4 títulos Brasileiros e tantos outros?

Muitos amantes de futebol nem sabem dessa história, mas o primeiro jogo de um campeonato oficial do time cruzmatino foi um desastre. Vamos ver essa história?

A formação do time

Fundado em 21 de agosto de 1898, o Vasco da Gama já era uma potência do remo e considerado um gigante das águas. Entre 1898 até 1916, o clube tinha conquistado cinco Campeonatos Carioca de remo, sendo a equipe mais vitoriosa nesses primeiros anos.

Vasco
Time do Vasco da Gama em 1916 / foto: acervo Clóvis Ribeiro

O clube também era muito bem sucedido na parte social. Devido a uma colônia portuguesa bem forte e participativa, organizava almoços e jantares, além de festas de carnaval lendárias.

Entretanto a diretoria queria mais e viu no futebol uma chance de expandir as atividades do clube. Pretendia ascender para um outro nível esportivo e mal sabiam aqueles diretores que ali começava uma história de luta e vitórias.

Mas por onde começar? Como montar uma equipe de futebol?

A diretoria do time de remo ficou sabendo que existia um clube que desde 1910 estava sobrevivendo literalmente por milagre, o Lusitânia. Um time de portugueses e descendentes que não aceitava pessoas de fora desse núcleo.

O Vasco decidiu ajudar os jogadores a continuar a praticando o esporte, mas colocou uma condição, reforçar o time com pessoas de fora desse eixo. Com isso, o time precisava de reforços e o Vasco foi buscar jogadores no subúrbio.

O time estava montado, e em uma assembléia que aconteceu em 1915, oficializou a criação do clube. Também decidiram que a praça de treinos seria em um campo na praia do Russell na Glória e os jogos seriam disputados em General Severiano.

E assim nasce o Futebol do Vasco da Gama! E esse movimento de criação do futebol no clube, se deve a um homem, um presidente, Raul Campos.

Presidente Raul Campos

Campos que revolucionou o Vasco ao introduzir o futebol no clube (1915), construiu e inaugurou o São Januário (1926/1927). Além disso, lutou contra o amadorismo no futebol, conquistando o primeiro título em 1934! 

Vasco
Raul Campos presidiu o Vasco e foi responsável por grandes conquistas / foto: acervo Guto Campos

Sócio desde 03/04/1903, Raul Campos foi atleta do Vasco e Presidente da Liga Carioca de Football. Ele foi absolutamente dinâmico em todos os sentidos pela grandeza do cruzmaltino. O Amigo n.º 1 do clube tornou-se também sócio proprietário n.º 1 com o advento dessa categoria.

Campanha do Vasco na terceira divisão

Antes de contar um pouco sobre a goleada, é interessante ver como foi a campanha do primeiro time de futebol, e já digo logo, foi péssima.

Assim que criou o time, o Vasco realizou dois amistosos e até que pareceu promissor. Vitória contra o Parque Royal e empate contra o Catete, time tradicional na época.

Porém, no campeonato da terceira divisão carioca, a equipe terminou na sexta colocação e última colocação com 9 jogos, 1 vitória e 8 derrotas , com 10 gols marcados e 37 sofridos.

Equipes participantes:

1-Clube de Regatas Icarahy (Niterói)
2- Clube de Regatas Vasco Da Gama (Rio de Janeiro)
3- Paladino Football Club (Rio de Janeiro)
4- Parc Royal Football Club (Rio de Janeiro)
5- River Futebol Clube (Rio de Janeiro)
6- Sport Club Brasil (Rio de Janeiro)

Resultados

  • 3 maio – Vasco 1×0 Paladino
  • 13 maio- Vasco 1×5 SC Brasil
  • 28 maio- Vasco 0x4 Icarahy – Campeão
  • 14 julho – Vasco 2×4 Parque Royal
  • 16 julho- Vasco 3×4 River
  • 03 de setembro – Vasco 0x2 Paladino
  • 07 de setembro – Vasco 0x3 Parque Royal
  • 22 de Outubro- Vasco 1×4 Icarahy- Campeã
  • 29 de Outubro – Vasco 2×1 River

O jogo

O time do Vasco que entrou em campo foi esse: Ary Correa; Jaime Guedes e Augusto Azevedo ; Victorino Resende, João Lamego e Manuel Baptista; Bernardino Rodrigues, Adão Brandão, Joaquim Oliveira, Alberto Costa e Candidi ALmeida.

O Paladino foi inaugurado em 16 de maio de 1914, e tinha sede na Aldeia Campista, pouco depois se mudou para a Zona Oeste Carioca. Desse modo em pouco tempo, se fundiu o Campo Grande Football Clube em 22 de fevereiro de 1920, e assim nascendo o Campo Grande Athletic Club.

Adão Brandão fez parte do primeiro time de futebol do Vasco. / foto: divulgação

O jogo foi dominado amplamente pelo Paladino em todos os quesitos. O time do cruzmaltino foi completamente envolvido, mas a história ficou reservada para um homem que se tornaria um herói.

Assim como os personagens dos animes japoneses que nunca desistem dos seus objetivos, quando o Vasco perdia por 8×0, um homem o primeiro gol do Vasco em um campeonato, o jogador Adão Brandão. Mas por que ele se tornaria uma lenda?

Pois esse mesmo Adão, foi o único jogador desse time de 1916 que sete anos depois ganharia o Campeonato Carioca, em 1923 de forma dominante e o que acenderia o sinal de alerta dos outros times, ou seja, no meio do desastre, um gol marcado nasceria uma esperança de dias melhores.

Essa goleada até hoje foi a pior já sofrida pelo Vasco e a top 10 de goleadas já registrada no país, mas isso em nada apaga a gloriosa história do Clube de Regatas Vasco da Gama.

Os pioneiros camisas negras em dezembro de 1917 / foto: Vida Sportiva