Em um momento difícil atualmente, mas com uma história gloriosa, o Club de Regatas Vasco da Gama é um dos clubes mais importantes do mundo.
Toda história tem um começo, e tudo que acontece nos dias atuais é parte do processo do passado. Anos de descaso, má gestão e desvio de dinheiro fizeram o clube afundar e disputar a segunda divisão nacional por diversas vezes.
Mas onde exatamente começa o time de futebol do Vasco? Como se iniciou essa trajetória de vitórias e orgulhos e culminaram no Sul-Americano de 1948, Libertadores de 1998, 4 títulos Brasileiros e tantos outros?
Muitos amantes de futebol nem sabem dessa história, mas o primeiro jogo de um campeonato oficial do time cruzmatino foi um desastre. Vamos ver essa história?
A formação do time
Fundado em 21 de agosto de 1898, o Vasco da Gama já era uma potência do remo e considerado um gigante das águas. Entre 1898 até 1916, o clube tinha conquistado cinco Campeonatos Carioca de remo, sendo a equipe mais vitoriosa nesses primeiros anos.
O clube também era muito bem sucedido na parte social. Devido a uma colônia portuguesa bem forte e participativa, organizava almoços e jantares, além de festas de carnaval lendárias.
Entretanto a diretoria queria mais e viu no futebol uma chance de expandir as atividades do clube. Pretendia ascender para um outro nível esportivo e mal sabiam aqueles diretores que ali começava uma história de luta e vitórias.
Mas por onde começar? Como montar uma equipe de futebol?
A diretoria do time de remo ficou sabendo que existia um clube que desde 1910 estava sobrevivendo literalmente por milagre, o Lusitânia. Um time de portugueses e descendentes que não aceitava pessoas de fora desse núcleo.
O Vasco decidiu ajudar os jogadores a continuar a praticando o esporte, mas colocou uma condição, reforçar o time com pessoas de fora desse eixo. Com isso, o time precisava de reforços e o Vasco foi buscar jogadores no subúrbio.
O time estava montado, e em uma assembléia que aconteceu em 1915, oficializou a criação do clube. Também decidiram que a praça de treinos seria em um campo na praia do Russell na Glória e os jogos seriam disputados em General Severiano.
E assim nasce o Futebol do Vasco da Gama! E esse movimento de criação do futebol no clube, se deve a um homem, um presidente, Raul Campos.
Presidente Raul Campos
Campos que revolucionou o Vasco ao introduzir o futebol no clube (1915), construiu e inaugurou o São Januário (1926/1927). Além disso, lutou contra o amadorismo no futebol, conquistando o primeiro título em 1934!
Sócio desde 03/04/1903, Raul Campos foi atleta do Vasco e Presidente da Liga Carioca de Football. Ele foi absolutamente dinâmico em todos os sentidos pela grandeza do cruzmaltino. O Amigo n.º 1 do clube tornou-se também sócio proprietário n.º 1 com o advento dessa categoria.
Campanha do Vasco na terceira divisão
Antes de contar um pouco sobre a goleada, é interessante ver como foi a campanha do primeiro time de futebol, e já digo logo, foi péssima.
Assim que criou o time, o Vasco realizou dois amistosos e até que pareceu promissor. Vitória contra o Parque Royal e empate contra o Catete, time tradicional na época.
Porém, no campeonato da terceira divisão carioca, a equipe terminou na sexta colocação e última colocação com 9 jogos, 1 vitória e 8 derrotas , com 10 gols marcados e 37 sofridos.
Equipes participantes:
1-Clube de Regatas Icarahy (Niterói)
2- Clube de Regatas Vasco Da Gama (Rio de Janeiro)
3- Paladino Football Club (Rio de Janeiro)
4- Parc Royal Football Club (Rio de Janeiro)
5- River Futebol Clube (Rio de Janeiro)
6- Sport Club Brasil (Rio de Janeiro)
Resultados
- 3 maio – Vasco 1×0 Paladino
- 13 maio- Vasco 1×5 SC Brasil
- 28 maio- Vasco 0x4 Icarahy – Campeão
- 14 julho – Vasco 2×4 Parque Royal
- 16 julho- Vasco 3×4 River
- 03 de setembro – Vasco 0x2 Paladino
- 07 de setembro – Vasco 0x3 Parque Royal
- 22 de Outubro- Vasco 1×4 Icarahy- Campeã
- 29 de Outubro – Vasco 2×1 River
O jogo
O time do Vasco que entrou em campo foi esse: Ary Correa; Jaime Guedes e Augusto Azevedo ; Victorino Resende, João Lamego e Manuel Baptista; Bernardino Rodrigues, Adão Brandão, Joaquim Oliveira, Alberto Costa e Candidi ALmeida.
O Paladino foi inaugurado em 16 de maio de 1914, e tinha sede na Aldeia Campista, pouco depois se mudou para a Zona Oeste Carioca. Desse modo em pouco tempo, se fundiu o Campo Grande Football Clube em 22 de fevereiro de 1920, e assim nascendo o Campo Grande Athletic Club.
O jogo foi dominado amplamente pelo Paladino em todos os quesitos. O time do cruzmaltino foi completamente envolvido, mas a história ficou reservada para um homem que se tornaria um herói.
Assim como os personagens dos animes japoneses que nunca desistem dos seus objetivos, quando o Vasco perdia por 8×0, um homem o primeiro gol do Vasco em um campeonato, o jogador Adão Brandão. Mas por que ele se tornaria uma lenda?
Pois esse mesmo Adão, foi o único jogador desse time de 1916 que sete anos depois ganharia o Campeonato Carioca, em 1923 de forma dominante e o que acenderia o sinal de alerta dos outros times, ou seja, no meio do desastre, um gol marcado nasceria uma esperança de dias melhores.
Essa goleada até hoje foi a pior já sofrida pelo Vasco e a top 10 de goleadas já registrada no país, mas isso em nada apaga a gloriosa história do Clube de Regatas Vasco da Gama.