Times B: o que são e como funcionam

Antes de tudo, alguns times possuem um ” time B“. Principalmente no futebol Europeu. Onde, utilizam jogadores que não são aproveitados no elenco principal para ganhar rodagem em jogos oficias. Contudo, em algumas ligas existem regras diferentes sobre esses times e como devem operar.

Nesse ínterim, esses planteis não são muito comuns no Brasil. Mas, existe um modelo bem parecido que é o Brasileirão de aspirantes que é realizado por jogadores de menos de 23 anos. Dessa forma, são atletas que não estão mais nas categorias de base e buscam espaço no profissional.

Cada liga uma regra

Ao passo que, os times B mais famosos do mundo são de Real Madrid e Barcelona que disputam a terceira divisão do campeonato espanhol. Com isso, caso as equipes vençam as divisões e subam até a La liga. Assim, poderão disputar a principal divisão?

Rodrigo e Vinicius Jr atuaram pelo Real Madrid Castilla antes de se destacarem na equipe principal / foto: Divulgação / Real Madrid Brasil

Para começo de conversa, o Real Madrid B (conhecido como “Castilla”) e o Barcelona não poderiam disputar a primeira divisão junto com a equipe principal do clube merengue e catalã. Neste caso, a vaga ficaria com o dono da posição seguinte na tabela. Mesmo se fosse campeão, não subiria. O regulamento determina que times A e B não podem jogar o campeonato no mesmo nível.

O Futbol Club Barcelona B foi fundado como Futbol Club Barcelona Atlètic em 1970, com a fusão do Club Deportivo Condal e o Atlético Cataluña Club de Fútbo. Mas, funciona como time alternativo do Barcelona.

Times B
Brasileiro Matheus Pereira se destacou com a camisa do Barça B / foto: divulgação Barcelona

Essa cultura é maior na Espanha. Onde, quase todos os times tem sua equipe B. Com isso, a maioria dos times jogam a terceira divisão na Espanha.

Em contrapartida, Em outras ligas. Como, a Pl os times B tem uma liga só para eles que tem o mesmo intuito de dar rodagem aos jogadores e funciona de uma forma bem parecida com a do nosso futebol.

Por outro lado,

A liga mais recente a entrar nessa “ moda” no futebol europeu foi a Serie A que decidiu abrir espaço para a inscrição de equipes reservas (times B) de clubes da Serie A na Serie C a partir da próxima temporada. Um formato semelhante ao adotado na Espanha, onde os times B fazem parte da pirâmide, e diferente do inglês, que tem uma liga separada para os aspirantes.

Times B
Torino da Itália também criou seu time B para disputar ligas inferiores  / foto: divulgação Torino FC

Regras

Assim, cada liga tem seu funcionamento. Porém, as equipes de liga inferior não podem jogar na mesma divisão que o time principal

Normalmente, esses times funcionam para que jovens jogadores tenham oportunidade de jogar. Pois, em elencos badalados acabam tendo pouco espaço

As equipes B atenderão a exigências específicas: de 23 jogadores relacionados para cada partida, 19 têm de ser nascidos a partir de 1º de janeiro de 2000

Jogadores poderão atuar na Serie A, mas ficarão impedidos de voltar ao time B se completarem cinco partidas na primeira divisão da mesma temporada.

Porto B disputa a segunda divisão portuguesa / foto: Danny Loader  – FC Porto

Decerto, as equipes podem ir até a segunda divisão. Mas, não podem sair das divisões inferiores nem se vencerem no campo.