Em 2023, a Premier League terá pela primeira vez uma mulher na presidência

Alison Brittain, entrará para a história ao ser a primeira mulher a presidir à Premier League após ter sido eleita por todos os presidentes dos 20 clubes

Alison Brittain, entrará para a história ao ser a primeira mulher a presidir à Premier League de Futebol. Após ter sido eleita por todos os presidentes dos 20 clubes, ela estará a frente do para Campeonato Inglês já na temporada de 2023.

“Sou fã de futebol desde a infância e por isso estou absolutamente encantada por ser nomeada presidente da Premier League. O jogo é de enorme importância nacional, é amado por muitas pessoas à volta do mundo e pode ter um tremendo impacto positivo nas comunidades”, disse a dirigente, em comunicado para a liga.

Com isso, o diretor executivo da Premier League, Richard Masters, veio a público e elogiou muito a nova mandatária do campeonato da terra da rainha.

A nova presidente assumiu o “verdadeiro privilégio de poder ajudar a desenvolver planos para o futuro”. Nomeadamente o de trabalhar para “garantir a sua sustentabilidade e sucesso a longo prazo”.

Premier League
Alison Brittain será a primeira mulher a presidir a Premier League

“Alison teve um impacto positivo em todas as organizações em que esteve. Ela tem um excelente histórico de negócios, dá vida a projetos com um estilo prático e é respeitada e apreciada em todos os setores em que trabalhou”, elogiou o diretor.

Renúncia do Ex-Presidente

Entretanto, Alison Brittain começará a presidir no início de 2023, no lugar de Peter McCormick. O presidente interino da entidade desde janeiro, assumiu a posição após a renúncia de Gary Hoffman.

A relação do ex-presidente com os clubes se tornou insustentável após Gary ter permitido a compra do Newcastle por um fundo de investimento público Saudita. Cujo regime é frequentemente associado a sistemáticas violações dos direitos humanos.

Mas, apesar dos avisos, Gary Hoffman deu sinal verde para a conclusão do negócio, mesmo depois da reação hostil dos clubes.

A venda para o grupo Saudita não foi bem vista pelos participantes da liga inglesa. Sendo assim, ele se viu obrigado a pedir demissão e deixar o cargo.

Premier League
Símbolo da Premier League / Foto reprodução BBC

Trajetória

Alison Brittain tem 57 anos e começou a carreira no setor bancário, sendo posteriormente CEO da Whitbread, um grupo de hotéis e restaurantes.

Portanto, Brittain ocupou vários cargos seniores no setor bancário, sendo diretora da divisão de varejo do Lloyds Banking Group e diretora do conselho do Santander do Reino Unido.

Você pode gostar de Ler: El Cuartito, Tradição, Pizza e Futebol na noite fria de Buenos Aires