Primeiramente, a cultura das arquibancadas e a forma de torcer pode variar muito de torcida para torcida. Mas, as características das torcidas levam muito da cultura daquele local. Portanto, nossa forma de torcer sempre foi diferente das outras torcidas da América do Sul. Normalmente, o ritmo de nossas arquibancadas sempre teve uma pegada de samba.
No entanto, uma onda de “Barra brava” veio crescendo no Brasil e atingindo os principais clubes do cenário nacional. Assim, algumas vezes ocupando o espaço das tradicionais torcidas organizadas.
Quais foram os fatores para esse crescimento?
Decerto, muitas torcidas organizadas dos grandes times do Brasil estão longe da arquibancada há um bom tempo. Pois, elas vem sofrendo punições devido a violência nos estádios. Onde, elas são vistas como as principais vilãs dessas brigas.
Nesse ínterim, o espaço para as festas ficou vago. Assim, surgiram um novo movimento com um ritmo diferente e uma forma de torcer ou ” alentar”. Onde, foi abraçada por torcedores mais novos e criou uma nova tendencia.
Ao passo que, as principais torcida de alguns times tradicionais. Hoje, são uma Barra Brava. Como, a Bravo 52 no Fluminense, GDA no Vasco, Loucos pelo Botafogo. Igualmente, as torcidas do sul que tradicionalmente sempre tiveram essas características.
Onde começou?
Antes de mais nada, essa forma de torcer ganhou força no Brasil. Principalmente, no Rio Grande do Sul pela proximidade geográfica com outros países do nosso continente. Aliás, a primeira barra do Brasil foi a geral do Grêmio que surgiu em 2001. Hoje, é a principal torcida do Grêmio e uma das torcidas mais famosas de nosso país. Com, a famosa avalanche.
Depois, surgiu uma Barra do maior rival, o Internacional. Assim sendo, a Guarda Popular. Dessa forma, foi a pioneira nos instrumentos. Com isso, foi a primeira a trazer esse ritmo latino em seus cantos.
Após, se espalhou por todo o Sul do Brasil. Como, a torcida Os Tigres do Criciúma que sempre protagonizam um show á parte. Ademais, essa forma de torcer praticamente todas as torcidas do Brasil tem uma Barra Brava.
Você pode gostar de ler: El Cuartito, Tradição, Pizza e Futebol na noite fria de Buenos Aires