Os dois jogadores foram os últimos vencedores da premiação anual. Mas, devido à Pandemia, o troféu não foi atribuído em 2020 e 2021.
O senegalês Sadio Mané e o egípcio Mohamed Salah, ex-colegas de time no Liverpool, estão entre os dez nomeados para o título de Jogador Africano de 2022, anuncio feito essa semana pela Confederação Africana de Futebol (CAF).
Os dois jogadores foram os últimos vencedores do prémio, que não aconteceu em 2020 e 2021 devido à covid-19. Porém, anteriormente Salah havia conquistado as edições de 2017 e 2018 e Mané, que se transferiu recentemente para o Bayern Munique, a de 2019.
Entre os candidatos restantes ao troféu, estão ainda mais um atleta do Liverpool, o jogador da Guiné, Nabi Keita, e mais outros dois jogadores que atuam na premier league, o senegalês Edouard Mendy (Chelsea) e o argelino Riyad Mahrez (Manchester City).
Assim como, o camaronês Vincent Aboubacar, que jogou no FC Porto entre 2014/15 e 2019/20 e que se encontra atualmente no Al Nassr.
Lista dos concorrentes ao prêmio
Sadio Mané (Senegal, Bayern Munique/Ale)
Riyad Mahrez (Argélia, Manchester City/Ing)
Karl Toko Ekambi (Camarões, Lyon/Fra)
Vincent Aboubacar (Camerões, Al Nassr/Ara)
Sébastien Haller (Costa do Marfim, Borussia Dortmund/Ale)
Mohamed Salah (Egipto, Liverpool/Ing)
Naby Keita (Guiné, Liverpool/Ing)
Achraf Hakimi (Marrocos, Paris Saint-Germain/Fra)
Edouard Mendy (Senegal, Chelsea/Ing)
Kalidou Koulibaly (Senegal, Nápoles/Ita)
Renovação de Salah.
Com a saída de Sadio Mané para o Bayern de Munique a permanência do egípcio se tornou ainda mais importante. A renovação o torna o jogador mais bem pago da história do clube, com algo em torno de £ 18 milhões por ano (algo em torno de € 20,8 milhões).
O modelo encontrado pelo clube para atingir o que os empresários de Salah pediram será baseado nos rendimentos do jogador com cláusulas de desempenho. Portanto, Salah será recompensado conforme o número de gols que ele fizer ou participar.
Você pode gostar de Ler : Bayern de Munique lança documentário World Squad e lateral brasileiro impressiona técnico