Brasil e seleções sul-americanas vão disputar Liga das Nações a partir de 2024

Acordo entre a Conmebol e Uefa prevê que seleções da América do Sul disputem o torneio já a partir de 2024.

A Liga das Nações ou Nations League é um torneio que teve até hoje duas edições e o formato atual é disputado por 16 seleções europeias. Portugal venceu a primeira e a França é a atual campeã. 

A terceira edição da Liga já tem data para acontecer. O torneio ainda acontecerá só com representantes do velho continente e será disputado a partir de junho do próximo ano. 

Em entrevista ao jornal polonês Meczyki, o vice-presidente da Uefa, Zbigniew Boniek, revelou que “Esta é a última Liga das Nações da Uefa neste formato. Tivemos um encontro com a Conmebol. A partir de 2024, as equipes da América do Sul vão juntar-se à competição”.

Em 2024, o novo formato continuaria sendo disputado no continente europeu e incluiria as seis melhores seleções sul-americanas de acordo com o ranking da Conmebol. Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai, Peru e Chile fariam parte da Liga A, o equivalente a primeira divisão do torneio.

Outras quatro seleções fariam parte da Liga B, são elas: Paraguai, Equador, Venezuela e Bolivia. Sendo assim a Liga A contaria com 22 equipes, enquanto a Liga B ficaria com 20. 

Atualmente, a competição funciona da seguinte maneira: A liga A é dividida em 4 grupos com 4 seleções em cada um deles, o líder de cada grupo avança para uma fase final chamada de Final Four, na qual haverá semifinal e final em jogo único.

O último colocado de cada chave cai para a Liga B – de onde vêm os líderes de cada um dos grupos. O modelo de acesso e rebaixamento se repete entre a segunda e a terceira divisão.

A mudança, se confirmada, é mais um recado da Uefa e da Conmebol à Fifa sobre a contrariedade de a Copa do Mundo ser realizada a cada dois anos. 

Tabela da Liga das Nações 2022/23

Liga A

França, Dinamarca, Croácia e Áustria

 Espanha, Portugal, Suíça e República Tcheca

Itália, Alemanha, Inglaterra e Hungria

Bélgica, Holanda, Polônia e País de Gales