Após reunião do conselho da entidade nesta quarta-feira (27), a Conmebol divulgou um comunicado no qual se posiciona contra um desejo antigo da FIFA, a realização da Copa do mundo de dois em dois anos.
O conselho da Conmebol vai de encontro ao que pensa as Ligas Europeias que também é contra, pois entende que a mudança vai impactar diretamente o calendário das competições nacionais, continentais e mundiais.
— Não há motivos, benefícios ou justificativas para a mudança promovida pela Fifa. Diante disso, os dez países que integram a Conmebol confirmam que não participarão de uma Copa do Mundo organizada a cada dois anos — declarou a confederação, em nota.
A Conmebol destacou, ainda, que o projeto da Fifa – que vem ganhando força internamente e gerado debates em todo o mundo – “dá as costas a quase 100 anos de tradição”, além de “ignorar a história de um dos eventos esportivos mais importantes do planeta”. E que segue sendo entusiasta da Copa organizada a cada quatro anos.
— A Conmebol apoia a Copa do Mundo em vigor, com seus termos e sistemas de classificação, porque tem se mostrado um modelo de sucesso, baseado na excelência esportiva e que premia esforço, talento e trabalho planejado — afirmou a confederação.
A FIFA tem como objetivo marcar uma reunião em dezembro deste ano com 211 associações nacionais de futebol para votar a mudança.
A proposta seria aumentar o número de participantes no torneio de 32 para 48 seleções e também a realização da Copa do Mundo bienal já a partir de 2026. Em contra partida, a entidade máxima do futebol promete distribuir mais dinheiro para as federações participantes.
O que pensa a CBF:
O presidente interino da Confederação Brasileira de Futebol Ednaldo Rodrigues disse que gosta da proposta da FIFA, mas vai esperar a definição da entidade.
– Gostei muito do que ouvi da reunião da Fifa que participei. Essa mudança vai criar também mais competições de base, valorizar a Copa América, que servirá como um torneio classificatório, e ainda vai render mais recursos financeiros para todas as entidades. Vou agora me aprofundar mais no assunto. Quero ouvir a Conmebol antes de decidir – disse Ednaldo Rodrigues.
Confira o comunicado da Conmebol na íntegra:
O Conselho da Conmebol, reunido pessoalmente em Luque, Paraguai, em 27 de outubro de 2021, voltou a analisar a proposta de realização da Copa do Mundo a cada dois anos e considera necessário declarar o seguinte:
- Não há motivos, benefícios ou justificativas para a mudança promovida pela Fifa. Diante disso, os dez países que integram a Conmebol confirmam que não participarão de uma Copa do Mundo organizada a cada dois anos.
- O projeto em questão dá as costas aos quase 100 anos de tradição do futebol mundial, ignorando a história de um dos eventos esportivos mais importantes do planeta. A Conmebol apoia a Copa do Mundo em vigor, com seus termos e sistemas de classificação, porque tem se mostrado um modelo de sucesso, baseado na excelência esportiva e que premia esforço, talento e trabalho planejado.